Wall Street aplaude alívio na inflação. Nasdaq dispara mais de 4%
Dados do Índice de Preços do Consumidor (IPC) de outubro aumentaram as esperanças de que a inflação norte-americana tenha atingido o pico.
Os principais índices de Wall Street abriram com ganhos significativos esta quinta-feira, depois de os dados do Índice de Preços do Consumidor (IPC) em outubro terem aumentado as esperanças de que a inflação norte-americana tenha atingido o pico.
O S&P 500 está a somar 3,11%, para 3.865,13 pontos, acompanhado pelo industrial Dow Jones, que avança 2,25%, para 33.245,88 pontos. Pelo mesmo caminho segue o tecnológico Nasdaq, ao valorizar 4,29%, para 10.797,10 pontos.
O IPC de outubro subiu apenas 0,4% face a setembro e 7,7% face ao mesmo mês do ano passado, naquele que foi o menor aumento anual desde janeiro, diz a CNBC. Os economistas esperavam aumentos de 0,6% e 7,9%, segundo a Dow Jones. Excluindo os custos voláteis dos alimentos e da energia, a inflação aumentou 0,3% face a setembro e 6,3% face a outubro de 2021, também abaixo do esperado.
“Isso certamente mostra o quanto os mercados estão preocupados”, diz John Briggs, do NatWest, citado pela CNBC. “Isto apenas traz à tona a ideia de um pico de inflação”, acrescenta o especialista.
Os juros da dívida caíram após a publicação dos dados da inflação, com a yield a dez anos a recuar mais de 18 pontos base, para 3,946%, abaixo da fasquia dos 4%. Os juros a dois anos caíram mais de 23 pontos base, para 4,395%.
No mercado de ações, os títulos do setor tecnológico — que foram os mais atingidos este ano pelo aumento da inflação e das taxas de juro — lideraram os ganhos antes da abertura dos mercados. A fabricante de chips Nvidia está a subir 7,03% e a Tesla avança 4,45%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Wall Street aplaude alívio na inflação. Nasdaq dispara mais de 4%
{{ noCommentsLabel }}