UE aprova 533 milhões de euros em programas de cooperação com Ucrânia e Moldova
A iniciativa destina-se a apoiar investimentos “verdes”, para aumentar a utilização de energias renováveis, melhorar a gestão da água e preservar a biodiversidade com corredores ecológico.
A Comissão Europeia aprovou esta sexta-feira 533 milhões de euros em programas de cooperação transfronteiriça (Interreg) com a Ucrânia e Moldova, protocolos que vão envolver dez Estados-membros da União Europeia (UE) até 2027.
Os fundos de coesão vão beneficiar de um investimento extra ao serem utilizadas as verbas inicialmente destinadas a projetos transnacionais com a Bielorrússia e a Rússia, que foram suspensos na sequência da invasão da Ucrânia pelo exército russo em fevereiro passado.
Do conjunto do programa, 215 milhões de euros serão destinados à região do Danúbio, no qual participam regiões da Alemanha, Áustria, Croácia, Bulgária, República Checa, Hungria, Roménia, Eslováquia, Eslovénia e cinco países não pertencentes à UE, incluindo a Ucrânia.
A iniciativa destina-se a apoiar os designados investimentos “verdes” para aumentar a utilização de energias renováveis, melhorar a gestão da água e preservar a biodiversidade com corredores ecológicos. Estão ainda incluídos projetos para gerir os riscos relacionados com as alterações climáticas e com o impulso para um mercado de trabalho inclusivo.
Outros 187 milhões de euros serão destinados à cooperação transfronteiriça entre a Polónia e a Ucrânia, nas áreas de gestão das migrações, saúde e preservação do meio ambiente. Para os projetos entre a Roménia e a Ucrânia serão disponibilizados 54 milhões de euros, centrados na educação, sistema de saúde e projetos de preservação do meio ambiente.
No caso da Moldova, o programa Interreg reserva 77 milhões de euros para a cooperação com o país balcânico nas áreas da educação, saúde e meio ambiente.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
UE aprova 533 milhões de euros em programas de cooperação com Ucrânia e Moldova
{{ noCommentsLabel }}