António Domingues regressa à banca em Portugal como não executivo do Banco CTT

Banco CTT tem novo conselho de administração. António Domingues é uma novidade, regressando à banca após a curta e polémica passagem pela Caixa. Ana Maria Fernandes, ex-CEO da EDP Renováveis, é outra.

António Domingues está de regresso à banca em Portugal, depois da curta e atribulada passagem pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) há seis anos. O gestor (ex-BPI) foi eleito administrador não executivo na nova administração do Banco CTT, que conta com outra novidade: Ana Maria Fernandes, a antiga CEO da EDP Renováveis e que também passou pelo banco público.

Contactado pelo ECO, António Domingues — que, como independente, vai integrar ainda a comissão de auditoria — confirmou que passou a integrar o board do banco postal, mas não quis fazer mais comentários.

A nova administração do Banco CTT foi eleita no início desta semana em assembleia geral, depois de ter tido aprovação prévia do Banco de Portugal, avançou fonte oficial da instituição financeira ao ECO.

Para António Domingues é um regresso à banca de retalho em Portugal – ainda que assumindo funções não executivas e numa instituição ainda a afirmar-se no mercado – depois de décadas no BPI e da passagem de poucos meses como CEO da Caixa em 2016, na sequência da polémica relacionada com a entrega de declaração de rendimentos e de património ao Tribunal Constitucional.

Houve mesmo uma comissão de inquérito no Parlamento para apurar responsabilidades neste caso. O gestor acreditava que ele e a sua equipa estavam isentos da entrega dessas declarações ao tribunal, aquando das negociações com o ministro das Finanças para ir para o banco público negociar com Bruxelas e liderar o plano de recapitalização. Mário Centeno admitiu um “erro de perceção mútuo” neste caso e que António Domingues – que acabaria por se demitir em dezembro desse ano – teria mesmo de declarar ao abrigo do estatuto do gestor público.

Nos últimos seis anos, António Domingues passou pela administração da telecom NOS e ainda pela administração do BFA, o banco angolano onde o BPI tem uma participação financeira de 49%. Integra ainda o conselho de administração do Haitong, o banco de investimento que era do BES.

CTT renovam board do banco antes da Generali entrar

Além de António Domingues, os CTT apontaram mais dois novos nomes para o conselho de administração do seu banco: Ana Maria Fernandes, a antiga CEO da EDP Renováveis e que também passou pela administração da Caixa; e ainda Maria de Sousa Coutinho.

Com estas mudanças, o board do Banco CTT passam a ter 12 membros (mais um do que a anterior administração), mantendo-se João Moreira Rato como chairman e Luís Pereira Coutinho a liderar a comissão executiva, que não regista alterações. Tem mandato até dezembro de 2025. Recentemente foram alterados os estatutos do banco para alargar o número máximo de administradores para 13.

As alterações na administração surgem numa altura em que o banco se prepara para receber um novo acionista: a seguradora Generali, que vai ficar com uma participação de 8,71% por 25 milhões de euros. A operação aguarda luz verde dos reguladores.

A par da área do Expresso e Encomendas, o Banco CTT é a alavanca de crescimento dos CTT para o futuro, perante a queda do negócio na distribuição postal. O banco registou lucro de quase 13 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, uma ligeira descida em relação ao mesmo período do ano passado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

António Domingues regressa à banca em Portugal como não executivo do Banco CTT

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião