Direto Wall Street fecha semana em baixa com investidores a anteciparem nova subida dos juros

  • ECO
  • 9 Dezembro 2022

Três principais índices norte-americanos fecharam em baixa acima de 0,70%. Investidores antecipam nova subida das taxas de juro de 50 pontos base pela Reserva Federal dos EUA na próxima semana.

Os três principais índices de Wall Street encerraram a última sessão da semana no vermelho, pressionados pelos dados do Índice de Preços no Produtor (IPP) nos EUA relativos a novembro, que ficaram acima do esperado, aumentando assim os receios do endurecimento da política monetária da Reserva Federal norte-americana (Fed) já na reunião da próxima semana.

O IPP dos EUA aumentou 0,3% em novembro em cadeia, pela terceira vez consecutiva, enquanto em termos homólogos acelerou para 7,4%, acima das previsões que apontavam para 7,2%, segundo os dados publicados esta sexta-feira pelo Departamento do Trabalho norte-americano.

Esta sexta-feira, o PSI valorizou 0,11% para 5.751,82 pontos, impulsionado pelos ganhos da Altri (+1,88%), Navigator (+1,85%) e Semapa (+1,29%), enquanto o cenário na Europa também foi positivo — com exceção da praça de Londres, que se manteve inalterada.

Os reguladores do Reino Unido multaram o Santander em 107,8 milhões de libras (125 milhões de euros) por por repetidas falhas no combate à lavagem de dinheiro, avança a imprensa internacional. Uma investigação concluiu que, entre 2012 e 2017, os sistemas do banco não foram capazes de verificar adequadamente as informações fornecidas pelos clientes sobre determinados negócios.

“A má gestão do Santander dos seus sistemas anti-lavagem de dinheiro e as suas tentativas inadequadas de resolver os problemas criaram um risco prolongado e grave de lavagem de dinheiro e crime financeiro“, disse Mark Steward, diretor executivo de fiscalização e supervisão de mercado da Autoridade de Conduta Financeira (FCA, na sigla em inglês), citado pela Bloomberg.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street fecha semana em baixa com investidores a anteciparem nova subida dos juros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião