Presidente da República considera que apoio de 240 euros pode fazer a diferença na vida de várias famílias

  • Lusa
  • 14 Dezembro 2022

Chefe de Estado defendeu que o apoio de 240 euros anunciado pelo primeiro-ministro pode fazer a diferença na vida de várias famílias, apesar de sublinhar que não conhece todos os detalhes da medida.

O Presidente da República considerou esta quarta-feira que o apoio de 240 euros anunciado pelo primeiro-ministro pode fazer a diferença na vida de várias famílias, embora afirmando que tem de conhecer melhor os contornos da medida para a poder comentar.

“Tenho dificuldade ainda [em comentá-la] porque não conheço a medida em concreto”, respondeu Marcelo Rebelo de Sousa, questionado pelos jornalistas sobre o apoio de 240 euros que António Costa anunciou durante uma entrevista à revista Visão e que será aprovado quinta-feira pelo Conselho de Ministros.

O chefe de Estado disse ter apenas conhecimento de que “não é o mesmo universo” de portugueses que recebeu, a partir de outubro, o apoio de 125 euros extraordinário para mitigar os efeitos da inflação.

“São aqueles que têm necessidades económicas e sociais mais graves. Não sei quantos serão exatamente, mas admito que se forem famílias ou pessoas com rendimentos muito, muito, muito baixos, 240 euros façam uma diferença nas suas vidas”, concluiu o chefe de Estado.

O Governo vai atribuir uma prestação extraordinária de 240 euros para um milhão de famílias que recebem prestações mínimas ou que beneficiam da tarifa social de energia.

O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro em entrevista à revista Visão, que vai ser divulgada na íntegra na quinta-feira. O Conselho de Ministros também vai aprovar a medida na quinta-feira. “Corresponde a um esforço muito grande, tendo em conta aquilo que foi a evolução da inflação neste segundo semestre”, sustentou António Costa à Visão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente da República considera que apoio de 240 euros pode fazer a diferença na vida de várias famílias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião