Marcelo pede estabilidade e alerta para não se “criar problemas adicionais aos que existem”

O Presidente pede aos portugueses que "compreendam que os sacrifícios têm razão de ser", salientando que uma parte fundamental está fora do controlo do país.

O Presidente da República defendeu a necessidade de estabilidade no país no próximo ano, para não “criar problemas adicionais aos que já existem no dia-a-dia”. Marcelo Rebelo de Sousa deseja ainda que o próximo ano “seja melhor do que os últimos três”.

“Talvez seja boa ideia não juntarmos aos fatores de crise que temos – o que custa no bolso das pessoas a guerra, aquilo que as ajudas sociais não conseguem compensar, que não têm custado no emprego mas custa na vida das pessoas – fatores de instabilidade”, avisou o Presidente da República, no discurso após receber o Governo para cumprimentos de boas festas.

Marcelo pede aos portugueses que “compreendam que os sacrifícios têm razão de ser, que numa parte fundamental vêm de fora e não controlamos”, salientando que se fica à “espera para ver o que BCE vai fazer nos juros e qual é a ultima notícia do governador do Banco de Portugal sobre a evolução da economia”. E assim “não criar problemas adicionais aos que já existem no dia a dia”, reforçou.

O Presidente deu até como exemplo outros países e a “imaginação com que criam problemas adicionais”, com “guerras entre poderes”, numa referência a Espanha, que se vê a braços com crise institucional.

Para Marcelo Rebelo de Sousa, a estabilidade é importante nomeadamente por estarmos numa altura de grandes incertezas: “há guerra, pandemia na China, dúvidas com o que se passa no globo e a Europa a enfrentar pontos de interrogação, para além das eleições nos países europeus, onde há quem mude de orientação”.

O primeiro-ministro também partilhou desta visão, apontando que há aspetos que estão fora do controlo, mas “aquilo que está nas nossas mãos é procurar minorar e mitigar os problemas efetivos das pessoas, famílias e empresas“, sem nos deixarmos “distrair com outros fenómenos”. “Só essa atenção nos permite ir medindo e avançando e estarmos sempre preparados para responder na medida do possível às necessidades”, acrescenta.

Nas mensagens finais, ambos destacaram a necessidade de “cooperação institucional”, que tem marcado as últimas legislaturas. Marcelo deixou também o desejo de que “o ano que vem seja melhor do que os últimos três”.

(Notícia atualizada às 17h55)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo pede estabilidade e alerta para não se “criar problemas adicionais aos que existem”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião