5 coisas que vão marcar o dia
INE vai divulgar os dados relativos às vendas no comércio a retalho, enquanto o BdP publica indicador das viagens e turismo da balança de pagamentos. Eurostat revela exportações de espumante em 2021.
Num dia marcado pela tolerância de ponto na Função Pública, o Instituto Nacional de Estatística vai revelar as vendas no comércio a retalho. Já o Banco de Portugal (BdP) publica o indicador preliminar das viagens e turismo da balança de pagamentos referente a novembro de 2022. Com o fim do ano a aproximar-se, o Eurostat dá a conhecer os dados sobre as exportações de espumante em 2021.
INE revela as vendas no comércio a retalho
O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica hoje a atualização referente a novembro do índice que mede a evolução do volume de negócios, emprego, remunerações e horas trabalhadas no comércio a retalho. No mês anterior, o volume de negócios do setor do comércio a retalho aumentou 3,4%, uma aceleração em relação aos 2,8% de setembro. O emprego aumentou 2,3%, as remunerações cresceram 4,5% e as horas trabalhadas aumentaram 1,5%.
BdP publica indicador das viagens e turismo da balança de pagamentos
Esta sexta-feira, o Banco de Portugal publica o indicador preliminar das viagens e turismo da balança de pagamentos referente a novembro de 2022. Em outubro de 2022, o indicador preliminar das viagens e turismo apontou para um crescimento das exportações de 42% face a outubro de 2021, após uma variação de 72% em setembro. Já o crescimento das importações rondou os 29%, após uma variação de 30% em setembro.
Como está a exportação de espumante?
O Eurostat vai publicar esta sexta-feira dados sobre as exportações de espumante em 2021. Dados do ano passado revelaram que as exportações europeias totalizaram 494 milhões de litros em 2020, uma redução de 6% e a primeira numa década face aos 528 milhões exportados em 2019. Apesar da queda, as exportações de 2020 totalizam quase o dobro das verificadas em 2010, sendo que o maior crescimento em registo se deu em 2014 com um aumento de 11% face a 2013.
INE divulga índice de preços no consumidor
O INE atualiza esta sexta-feira o índice de Preços no Consumidor, uma atualização estatística relativa a dezembro. Em novembro, a inflação abrandou com o índice de preços no consumidor a crescer 9,9% em relação ao ano anterior. Os preços cresceram também face a outubro, mas em menor dimensão. Os combustíveis e os hotéis ficaram menos caros no 11º mês do ano, mas alimentos e bebidas como o vinho e o leite viram um aumento no preço.
Tolerância de ponto na função pública
Esta sexta-feira, o Governo deu tolerância de ponto à função pública. A medida deve-se à habitual deslocação de várias pessoas devido a reuniões familiares, à “prática que tem sido seguida ao longo dos anos” e à “tradição existente” nesta época do ano, lê-se no despacho publicado. A tolerância de ponto estende-se a trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado e nos institutos públicos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}