Hoje nas notícias: declarações de políticos, TAP e greves dos professores

  • ECO
  • 13 Janeiro 2023

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Mais de metade do total de declarações de património e rendimentos entregues desde março ainda não foi fiscalizada pelo Tribunal Constitucional. Também a marcar o dia, uma entrevista ao Presidente da Assembleia da República, em que afirma que a série de demissões está a desgastar o Governo. Conheça estas e outras notícias em destaque nas manchetes nacionais esta sexta-feira.

Só um terço das declarações de políticos é fiscalizado

Desde o início da atual legislatura, apenas 218 de um total de 645 declarações de património e rendimentos de ministros, secretários de Estados e deputados da Assembleia da República entregues junto do Tribunal Constitucional (TC) foram alvo de fiscalização, o que corresponde a um terço das declarações entregues até ao momento pelo Ministério Público (MP) ao Palácio do Ratton. A fiscalização já obrigou a 368 correções em nove meses.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago)

Santos Silva: “Demissões estão a desgastar o Governo”

Augusto Santos Silva rejeita que as 13 demissões que o Governo leva em dez meses de mandato minem a confiança dos portugueses no Parlamento. “É um problema do Governo, disso não há dúvidas nenhumas”, responde, em entrevista ao Diário de Notícias, reiterando até que “desgasta” o Executivo liderado por António Costa. “Posso garantir que o Parlamento cumprirá (…) a sua função de fiscalização, para que (…) o funcionamento do Governo possa ser debatido publicamente”, afirma.

Leia a entrevista completa no Diário de Notícias (acesso livre)

Evercore vai assessorar emissão de dívida e privatização da TAP

É a Evercore, uma empresa americana especializada em operações de banca de investimento, que está a montar a operação de privatização da TAP, prevista para este ano. A consultora, que já terá auscultado o mercado para encontrar “potenciais interessados”, tem também a cargo uma emissão de dívida para reembolsar a tranche de retalho que vence em junho.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)

Crise no Governo quase cola PSD a socialistas

A crise no Governo está a penalizar a avaliação que os portugueses fazem do Executivo, sendo que a mais recente sondagem da Intercampus mostra que a margem entre PS e PSD nunca esteve tão baixa, situando-se nos 1,4 pontos percentuais. No barómetro, o PS agrega 26,3% do total de intenções de voto, seguindo-se do PSD, com 24,9% da preferência dos potenciais eleitores.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Professores angariam verbas para pagar greve a funcionários

Os professores estão em greve e já está a ser angariado dinheiro para os funcionários o conseguirem suportar. O sindicato S.T.O.P. está a pedir 15 euros por mês aos docentes, em Loures, prometendo dez euros por meio-dia de ausência a cada assistente. O Ministério da Educação já está a investigar denúncias.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: declarações de políticos, TAP e greves dos professores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião