Hoje nas notícias: Novo aeroporto, corrupção e ajustes diretos

  • ECO
  • 16 Janeiro 2023

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A comissão técnica que do aeroporto de Lisboa poderá riscar opções de localização da lista entregue pelo Governo. Três em cada quatro compras do Tribunal de Contas foram feitas por ajuste direto. O Secretário de Estado das Comunidades é suspeito de corrupção. A WTW vai contratar até 300 pessoas para novo hub. Conheça algumas das notícias que marcam a atualidade em Portugal.

Comissão do novo aeroporto admite riscar opções entregues pelo Governo

Os trabalhos da comissão técnica independente responsável por estudar as localizações do novo aeroporto já arrancaram. O Governo definiu cinco opções, mas a coordenadora da comissão explica que, depois de aplicados os critérios de viabilidade técnica, a lista final pode ser mais curta. Em entrevista, Rosa Partidário adianta que a lista das opções de localização que vão ser estudadas será fechada até abril. O relatório final que apontará para a melhor opção será entregue ao Governo até final de 2023.

Leia a entrevista completa no Público (acesso condicionado).

SEF retoma renovação online de vistos para imigrantes, incluindo vistos gold

A renovação online das autorizações de permanência em território nacional para estrangeiros volta a estar disponível esta semana e passa a abranger, pela primeira vez, os vistos gold. A medida do Governo pretende colmatar o congestionamento dos balcões de atendimento presencial e telefónico no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Em outubro, o serviço registou 29 milhões de tentativas de chamada em 12 horas, levando a que a central telefónica cedesse à pressão e deixasse de funcionar.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Tribunal de Cotas fez 74% das suas compras por ajuste direto

Três em cada quatro compras do Tribunal de Contas foram concretizadas com recurso a ajustes diretos. Os contratos de aquisição de bens e serviços de 2008 a 2022, que constam do portal Base, mostram que o recurso à modalidade do ajuste direto ocorreu em 74% das vezes. Há, contudo, mais procedimentos abertos à concorrência desde que o juiz conselheiro José Tavares assumiu a presidência, há dois anos. Ou, como justifica o tribunal, desde que a lei foi alterada em 2017 para limitar o montante máximo dos ajustes.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Secretário de Estado das Comunidades suspeito de corrupção

O Ministério Público estará a investigar o secretário de Estado das Comunidades, enquanto ex-presidente da Câmara do Funchal, no inquérito que envolve suspeitas sobre a atividade de quatro autarquias madeirenses e do PS Madeira. De acordo com o Correio da Manhã, Paulo Cafôfo será um dos principais suspeitos neste processo, no qual estão a ser investigados contratos públicos celebrados entre os municípios do Funchal, Machico, Porto Moniz e Ponta do Sol e várias empresas privadas.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

WTW contrata até 300 pessoas para novo hub em Lisboa

A Willis Towers Watson (WTW) escolheu Lisboa para a instalação de um novo centro de serviços partilhados. A multinacional, terceira maior empresa de consultoria e análise de riscos e corretagem de seguros do mundo, quer fazer de Lisboa um hub para a Europa e Reino Unido. O investimento será de dez a 15 milhões de dólares (entre nove e 14 milhões de euros ao câmbio atual) e implica a criação de “200 a 300 postos de trabalho ao longo deste ano e do próximo”.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Novo aeroporto, corrupção e ajustes diretos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião