UNA nega roubo de dados de clientes após ciberataque
A seguradora foi atacada por piratas informáticos mas afirma que não foi identificado qualquer roubo de dados relacionado com clientes.
A Una Seguros informou que, no dia 13 de janeiro, foi alvo de um ataque informático e que ativou imediatamente “todas as providências necessárias para a contenção, resolução e mitigação dos efeitos do ataque”, negando que, ao contrário do que foi noticiado, os dados dos clientes não foram afetados.
O novo ataque, em 2 de dezembro passado tinha existido outro, deveu-se ao Malware denominado de Ransomware “PLAY”. Logo que o ataque foi detetado – diz a UNA Seguros – a “Infraestrutura Tecnológica” da Companhia foi isolada, não tendo sido identificado qualquer roubo de dados relacionado com Clientes.
Ainda segundo a companhia, os incidentes foram comunicados à Polícia Judiciária, à Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), ao Centro Nacional de Cibersegurança e à ASF – Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões.
A companhia acrescenta que, sendo o segundo ataque num curto intervalo de tempo, a Una reforçou adequadamente as suas defesas e medidas de segurança, de modo a prevenir futuros incidentes, tendo contratado imediatamente serviço DFIR (Digital Forensics and Incident Response) a uma empresa especialista em cibersegurança.
“Estamos plenamente confiantes de que, com o adequado reforço das medidas de segurança, ficamos eficazmente defendidos contra futuros ciberataques”, conclui a UNA Seguros.
Segundo informação divulgada pelo Expresso, especialistas em cibersegurança contactados pelo jornal afirmaram que “têm vindo a ser distribuídos na Dark Web 6,6 gigabytes (GB) de dados extraídos após os ataques à seguradora”.
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