Hoje nas notícias: Autoeuropa, teletrabalho e gás natural

  • ECO
  • 31 Janeiro 2023

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Cinco mil veículos inacabados estão parqueados porque a Autoeuropa voltou a registar falta de chips. Alguns bancos estão a dificultar o processo de renegociação das prestações das casas. Porto de Sines espera equipamentos que permitam reexportação de gás. Conheça algumas notícias que marcam a atualidade.

Falta de chips volta a travar produção da Autoeuropa

A Autoeuropa foi novamente forçada a produzir veículos inacabados, que se encontram agora parqueados à espera dos chips necessários para os finalizar. São “cerca de 5.000 T-Roc incompletos que se encontram em parque”, disse fonte oficial da fábrica do grupo Volkswagen ao Jornal de Negócios. “As perturbações no fornecimento de semicondutores vêm já do ano passado, como é do conhecimento público, e afetam a indústria automóvel a nível global”, acrescentou. A empresa espera que estes carros possam ser finalizados no próximo mês a mês e meio.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Há bancos a limitar as soluções para reduzir a prestação da casa

As novas regras para a renegociação dos empréstimos à habitação, destinadas a famílias com dificuldades em suportar o aumento acelerado das taxas Euribor, deveriam ser simples, céleres e sem custos, mas não é essa a prática que está a ser seguida por algumas instituições financeiras, que têm dificultado esse processo. “Estão a surgir vários obstáculos à renegociação, quer através da prestação de informações incorretas, quer através do cálculo errado da taxa de esforço (considerando apenas o encargo financeiro do crédito à habitação e não de todos), ou ainda à apresentação de uma única medida, de curto prazo”, denuncia Natália Nunes, diretora do Gabinete de Proteção Financeira da Deco.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Teto para isenção fiscal e social de gastos com teletrabalho avança

O pagamento ao trabalhador das despesas adicionais com teletrabalho, que não sejam comprovadas por fatura, vai mesmo ficar isento de IRS e de taxa social única até um montante máximo. O PS está a avaliar se alinha com o projeto do BE (que estabelece um limite à isenção fiscal e contributiva das compensações devidas pelo acréscimo dos gastos com o trabalho remoto, como sejam de energia, água, telecomunicações ou aquisição de equipamentos), ou se apresenta uma proposta própria no mesmo sentido. O assunto ficará decidido esta quarta-feira, quando terminam as votações, na especialidade, das alterações ao Código do Trabalho.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível).

Porto de Sines espera por equipamentos para reexportar gás

A reexportação de gás natural liquefeito (GNL) a partir de Sines continua dependente da “aquisição dos equipamentos necessários”, admite a REN, que explora a concessão do único terminal de receção, armazenamento e regaseificação de gás natural do país. Em meados do ano passado, esperava-se que fosse possível reexportar gás a partir do terminal para países mais dependentes da Rússia “em poucos meses”.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

20% dos municípios com crescimento sustentável abaixo da média, apesar de terem mais fundos

Apesar de terem tido acesso a fundos europeus per capita acima da média, 18% dos municípios portugueses tiveram um crescimento, em termos de desenvolvimento sustentável, abaixo da média nacional, segundo um estudo da Universidade de Aveiro que vai ser apresentado esta terça-feira.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Autoeuropa, teletrabalho e gás natural

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião