Analistas esperam inflação alinhada com meta do BCE em 2025

Inquérito trimestral do Banco Central Europeu (BCE) mostra que os analistas profissionais antecipam recuo da taxa de inflação na Zona Euro para 2,1% em 2025, alinhando-se com a meta de 2%.

Os analistas sondados pelo Banco Central Europeu (BCE) reviram em alta as expectativas de inflação para 2023 e 2024 e esperam que a taxa se alinhe com a meta do banco central em 2025, estabilizando no longo prazo (2027).

No rescaldo do anúncio de uma nova subida das taxas diretoras, o BCE publicou esta sexta-feira uma atualização às expectativas dos analistas profissionais para a subida dos preços na Zona Euro. A previsão é que a taxa se cifre em 2,1% em 2025 e permaneça neste patamar em 2027, em linha com a meta de 2% da entidade liderada por Christine Lagarde.

Mais no imediato, os analistas antecipam agora um abrandamento da taxa de inflação em 2023 para 5,9%, uma previsão que fica 0,1 pontos percentuais acima do inquérito anterior. Para 2024, a expectativa é de uma taxa de inflação de 2,7%, superior em 0,3 pontos percentuais face ao inquérito prévio, já bastante abaixo dos 9,2% registados pelo Eurostat em dezembro (e dos 8,5% estimados em janeiro).

Expectativas de inflação

“As revisões em alta correspondem a alterações nas expectativas para a inflação excluindo energia, alimentação, álcool e tabaco. De acordo com os respondentes, estas alterações refletem sobretudo uma combinação de resultados de dados recentes, efeitos indiretos em curso mais amplos do que o esperado da evolução dos preços da energia, assim como uma previsão de crescimento salarial mais elevada”, explica o BCE em comunicado.

Quanto a outros indicadores, as expectativas de crescimento económico mantêm-se, mas são agora ligeiramente mais fracas para 2024, e as perspetivas para o emprego foram ligeiramente revistas em baixa. Os analistas antecipam que a taxa de desemprego suba para 7% em 2023 (face aos 6,5% em novembro de 2022) e que desça gradualmente para 6,4% em 2027.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Analistas esperam inflação alinhada com meta do BCE em 2025

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião