Rússia exige fim das sanções a produtos agrícolas para prolongar acordo sobre cereais

  • Lusa
  • 13 Fevereiro 2023

“Sem resultados palpáveis no cumprimento do memorando Rússia-ONU, o conteúdo do conjunto de acordos de Istambul e o próprio prolongamento do documento ucraniano não são convenientes”, avança a Rússia.

A Rússia fez segunda-feira depender o prolongamento do acordo de exportação de cereais e fertilizantes com a Ucrânia do levantamento das sanções aplicadas ao comércio russo de produtos agrícolas previsto no acordo com a ONU.

Sem resultados palpáveis no cumprimento do memorando Rússia-ONU, o conteúdo do conjunto de acordos de Istambul e o próprio prolongamento do documento ucraniano não são convenientes”, assegurou Serguéi Vershinin, vice-ministro russo dos Negócios Estrangeiros, em declarações a uma televisão local. Numa alusão ao memorando Rússia-ONU, o diplomata referia-se ao “levantamento real das restrições que sancionam as exportações agrícolas russas”.

No decurso do seu recente périplo pela região do Sahel, o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, acusou o ocidente de bloquear as exportações de alimentos russos para África. Em dezembro passado, o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, propôs aos líderes da Rússia e Ucrânia o reforço do corredor de exportação a outras matérias-primas.

A Rússia e a Ucrânia concordaram em 17 de novembro passado prolongar por quatro meses o acordo de exportação de cereais e fertilizantes, a dois dias do seu termo.

O pacto foi assinado em julho em Istambul e foi suspenso brevemente pela Rússia em outubro devido a um ataque ucraniano na anexada península da Crimeia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rússia exige fim das sanções a produtos agrícolas para prolongar acordo sobre cereais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião