Seguros engordam lucros globais do Grupo Santander

  • ECO Seguros
  • 21 Fevereiro 2023

O grupo espanhol usa a sua rede de agências por todo o mundo para vender seguros. Em 2022 a contribuição para os resultados aumentou 18%. Portugal contribui com 512 milhões e o 7º lugar no ranking.

O negócio global de seguros do Santander aumentou sua contribuição para o lucro do grupo em 18% em 2022, atingindo cerca de 1.365 milhões de euros. Este valor inclui as comissões pagas pelas seguradoras na venda dos seus produtos na rede de filiais do grupo.

Seguros pesam cada vez mais no negócio do Grupo Santander, explorando parcerias em que oferece os canais de distribuição. Victor Matarranz, é O Vice-presidente mundial e, em Portugal, Inês Oom de Sousa preside à Santander Totta e Tiago do Couto Venâncio é o CEO das joint ventures Vida e Não Vida com os holandeses da Aegon.

O Santander conta globalmente com vários parceiros no negócio dos seguros : Mapfre e Aegon em Espanha e Portugal, Zurich na América Latina, estatal francesa CNP Assurances para o Santander Consumer Finance na Europa e a Allianz na Polónia.

A contribuição do negócio de seguros está integrada na divisão Wealth Management & Insurance e, este ano, superou a soma da contribuições do private banking e do Santander Assett Management, incluídos nesta divisão, dirigida pelo Vice-presidente do grupo Santander Victor Matarranz.

O volume de prémios emitidos pelo Grupo Santander no ano passado foi de 11.700 milhões, uma taxa de crescimento de 24%, face a 2021, “principalmente em negócios não vinculados à poupança”, explica o Grupo em comunicado, o que sustentou o aumento de 3% nas comissões da divisão Wealth Management & Insurance.

Em Portugal os seguros no Grupo Santander atingiu de 512 milhões de euros em 2022, uma quota de mercado enquanto grupo de 4,2%. O Santander Totta Vida, registou perto de 300 milhões de prémios, cabendo às seguradoras Aegon Santander 119 milhões de prémios Vida e 95 milhões a Aegon Seguros (Não Vida). Ainda a recente parceria Mapfre Santander continuou o seu crescimento mas ainda não tem grande expressão no mercado nacional.

Em Espanha o Santander captou 2.097 milhões em prémios de seguros de vida em 2022, um crescimento de 204,7% face a 2021. A entidade apostou no seguro de poupança com uma “nova proposta de valor que completou a gama com produtos com juros garantidos e rendas vitalícias“.
Na Europa, o Grupo destaca “o bom crescimento das vendas de seguros de proteção, fruto de uma melhor comunicação com os nossos clientes e da introdução de novos produtos”.

Na continente americano, o banco afirma que “a diversificação do negócio de seguros não vinculados ao crédito continua em consolidação, com crescimento de dois dígitos em novas vendas em 2022″.

O Santander destaca ainda o lançamento da nova oferta de seguros de vida e acidentes pessoais no Brasil, onde alcançou um volume de prémios de 1.950 milhões de euros devido à parceria com a Zurich, com um aumento de 28% em dois anos. O grupo afirma ter batido o recorde de quota de mercado no seguro de automóveis com 30%.

O Santander e a Zurich mantêm uma aliança de bancasseguros que, além do Brasil, está presente no Chile, México, Argentina e Uruguai com joint ventures controladas pela seguradora suíça.

No México, os dois sócios lançaram sua nova oferta de produtos unit linked para o segmento Select, “apostando no potencial de crescimento do negócio de poupança”.

No ramo automóvel, em que o grupo que cresceu 8% no ano passado, o Santander conta com a plataforma Autocompara, presente na Argentina, Brasil, Chile, México e Uruguai, com 1,4 milhão de apólices ativas.

Finalmente, no Chile, o banco aponta a boa evolução da venda de seguros por meio de plataformas digitais como a Autocompara e a Klare, fintech corretora digital especializada em seguros saúde, que trabalha com a Mapfre e Zurich Santander.

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