Gabinete de apoio psicológico para advogados já recebeu mais de 100 pedidos

Devido à elevada procura e à lista de espera existente, o Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados vai contratar mais profissionais de psicologia para atender os pedidos dos advogados.

Três meses após a sua criação, o Gabinete de Promoção do Bem-Estar Psicológico (GaBEP) do Conselho Regional de Lisboa (CRL) da Ordem dos Advogados já recebeu mais de uma centena de pedidos de consulta. Em comunicado, este órgão explicou que vai contratar mais profissionais de psicologia, “devido à elevada procura e à lista de espera existente, para garantir triagem e encaminhamento mais célere aos associados”.

“A lista de pedidos de advogados com critérios para acompanhamento do GaBEP e para encaminhamento externo tem vindo a crescer e esgotou a capacidade de resposta instalada que assenta, atualmente, num profissional de psicologia que atende às segundas-feiras, entre as 14h00 e as 19h00, e às sextas-feiras, entre as 09h00 e 14h00“, refere o CRL em comunicado.

O GaBEP disponibiliza aos advogados de Lisboa (cerca de um terço do total) acompanhamento psicológico gratuito, integrando consultas com um psicólogo. Em funcionamento desde novembro de 2023, o GaBEP surge de um conjunto de iniciativas que o Conselho Regional de Lisboa tem levado a cabo, na sequência da avaliação feita da experiência e da pressão que advogados sofrem.

Este gabinete tem como principal missão dinamizar ações “que visem a promoção do bem-estar psicológico de todos os advogados com inscrição ativa na Ordem dos Advogados e residentes na área de intervenção do Conselho. Os seus principais objetivos centram-se na promoção do bem-estar psicológico, através do acompanhamento terapêutico em consulta de psicologia clínica e da realização de ações de prevenção e promoção da saúde mental”.

O gabinete funciona garante a confidencialidade de todos os que procuram o serviço. Todo o processo, bem como os dados, são única e exclusivamente acedidos pelo psicólogo responsável.

A abordagem é baseada em evidência clínica e científica, para quem procure o apoio psicológico relacionado com desafios de desenvolvimento no ciclo de vida, dificuldades e conflitos em vários contextos (família, trabalho), desafios do foro emocional, gestão do stress, burnout, ansiedade, depressão, perturbações do sono, entre outros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gabinete de apoio psicológico para advogados já recebeu mais de 100 pedidos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião