Governo propõe reduzir isenção de IMT na revenda de imóveis para um ano

  • ECO
  • 7 Março 2023

Atualmente, a aquisição de imóveis para revenda contempla uma isenção de IMT caso sejam alienados no prazo de três anos. Governo quer encurtar para um ano.

Os imóveis adquiridos para revenda e que beneficiam de isenção de IMT terão de ser novamente alienados no prazo de um ano, sob pena de o proprietário perder o direito à isenção desse imposto, noticia o Jornal de Negócios (acesso pago). A proposta do Governo prevê ainda o pagamento de juros compensatórios.

Desta forma, o proprietário terá de pagar o IMT e ainda juros compensatórios sobre o valor em causa e calculados desde a data da aquisição caso não revenda o imóvel no prazo de um ano, numa regra que faz parte da proposta de lei do Governo que concretiza o pacote Mais Habitação.

A isenção atualmente prevista no código do IMT ocorre nas aquisições de imóveis destinados a serem revendidos, sendo que, atualmente, o imóvel tem de ser revendido no prazo de três anos. O Executivo quer, então, encurtar o prazo desta isenção fiscal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo propõe reduzir isenção de IMT na revenda de imóveis para um ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião