Governo dá aprovação final a Nuno Cunha Rodrigues para presidente da Concorrência

Conselho de Ministros aprovou Resolução que finaliza o processo de nomeação de Nuno Cunha Rodrigues para substituir Margarida Matos Rosa na liderança da Autoridade da Concorrência (AdC).

O Governo aprovou em Conselho de Ministros a designação de Nuno Cunha Rodrigues para o cargo de presidente da Autoridade da Concorrência (AdC), depois de este ter passado com sucesso nos dois crivos previstos neste tipo de processos: teve nota positiva da CReSAP, o órgão que avalia os candidatos a altos cargos públicos, e foi ouvido na Assembleia da República, onde mereceu parecer positivo da comissão de economia.

“Foi aprovada a resolução que procede à designação de Nuno Filipe Abrantes Leal da Cunha Rodrigues para presidente do conselho de administração da AdC”, lê-se no comunicado divulgado após a reunião de governantes.

Este era o passo que faltava para Nuno Cunha Rodrigues substituir Margarida Matos Rosa na liderança do regulador da concorrência. O mandato da ainda presidente terminou em novembro do ano passado e, desde então, a responsável aguardava a escolha de um novo nome por parte do Ministério da Economia.

Nascido a 10 de fevereiro de 1973, Nuno Cunha Rodrigues, por sua vez, aguardava apenas a aprovação final do Conselho de Ministros e deverá assumir a função pouco depois de a Resolução ser publicada no Diário da República. O ECO noticiou esta semana que a substituição deverá efetivar-se ainda este mês, mas o comunicado do Governo não revela o teor exato do diploma, pelo que ainda não é possível saber a data exata de início de funções.

O novo presidente da AdC substitui uma presidente que aplicou cerca de 1,5 mil milhões de euros em coimas durante os seis anos de mandato, um recorde na história do regulador, e já definiu algumas prioridades. Quer rever o plano de carreiras, está preocupado com a retenção de talento e vai fazer mira às plataformas digitais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo dá aprovação final a Nuno Cunha Rodrigues para presidente da Concorrência

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião