Indústria do metal assina acordo para aumento salarial médio de quase 7%

Atualização da tabela salarial com efeito a 1 de abril e reforço do subsídio de refeição e do salário mínimo no setor acertados entre os industriais do setor (AIMMAP) e o sindicato afeto à UGT.

Os trabalhadores da indústria metalúrgica e metalomecânica vão beneficiar de uma atualização da tabela salarial, com efeitos a 1 de abril de 2023, da qual resulta um aumento médio de 6,98%. Já o salário mínimo neste setor é fixado em 765 euros.

Esta alteração acontece na sequência de um acordo entre a associação patronal (AIMMAP) e o o SINDEL – Sindicato Nacional da Indústria e da Energia para mexer no contrato coletivo de trabalho que regula as relações entre as empresas associadas e os seus trabalhadores que se encontrem filiados neste sindicato.

Do acordo, assinado entre o vice-presidente executivo da AIMMAP, Rafael Campos Pereira, e o secretário-geral do SINDEL, Rui Miranda, resulta ainda um aumento do subsídio de refeição para seis euros por cada dia de trabalho efetivo, “quer o pagamento seja feito por vale de refeição (em cartão ou ticket), quer seja feito em dinheiro”.

“Este acordo ilustra o empenho das empresas do Metal Portugal em acelerar a trajetória de aumentos salariais no setor, tornando-o cada vez mais atrativo”, sublinha Rafael Campos Pereira, porta-voz de um setor que reclama ser o mais exportador da economia nacional e que em 2022 faturou 23.080 milhões de euros no estrangeiro.

Por outro lado, acrescenta a AIMMAP, em comunicado, é “fundamental que o Estado português faça também a sua parte no sentido de ser aumentado o rendimento líquido das famílias”. Nesse quadro, completa o dirigente associativo, que é também vice-presidente da CIP, “é absolutamente urgente que sejam substancialmente reduzidos os impostos sobre o rendimento dos trabalhadores”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Indústria do metal assina acordo para aumento salarial médio de quase 7%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião