Novo CEO da TAP reúne pela primeira vez com sindicatos na quinta-feira
Luís Rodrigues vai encontrar-se no dia 20 com as estruturas sindicais da companhia aérea, que exigem o fim dos cortes salariais e a reposição dos acordos coletivos de trabalho.
O novo presidente executivo da TAP convocou as direções dos sindicatos da companhia aérea para uma reunião na quinta-feira. Representantes dos trabalhadores vão confrontar Luís Rodrigues com reivindicações deixadas numa carta aberta.
O antigo CEO da SATA assumiu a liderança da TAP na sexta-feira passada, deixando nesse mesmo dia a garantia de que falaria com os sindicatos “logo na primeira oportunidade”. Esta terça-feira enviou um email às direções dos sindicatos a convocá-los para uma reunião na quinta-feira à tarde, apurou o ECO.
No encontro, Luís Rodrigues será confrontado com as exigências deixadas por 13 estruturas sindicais numa carta aberta divulgada na quinta-feira passada.
A companhia aérea mantém em vigor cortes salariais de 20% a partir dos 1.520 euros, ao abrigo do Acordo Temporário de Emergência (ATE) acordado com os sindicatos em 2021, no âmbito do plano de reestruturação. A gestão avançou também com a denúncia dos Acordos de Empresa (AE), de forma a negociar novas condições laborais.
Agora, com a entrada do novo CEO e chairman, as estruturas que representam os trabalhadores querem mudanças. “Os sindicatos do Grupo TAP exigem de imediato o fim dos ATE, o fim dos cortes e dos congelamentos salariais, a reversão das denúncias dos AE, bem como a reintegração dos trabalhadores alvo do despedimento coletivo”, escrevem na carta aberta.
Em declarações aos jornalistas na sexta-feira passada, Luís Rodrigues prometeu ainda dar atenção às exigências dos sindicatos sobre o fim dos cortes salariais previstos no plano de reestruturação. “Não conheço o dossiê. Tenho de olhar para aquilo com carinho, com detalhe, e falar com toda a gente, com os sindicatos em particular. E depois decidiremos em conjunto. Uma coisa é certa: estamos todos do mesmo lado”, afirmou, prometendo abordar “todos os temas sem tabus”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Novo CEO da TAP reúne pela primeira vez com sindicatos na quinta-feira
{{ noCommentsLabel }}