Vice-primeiro-ministro do Reino Unido demite-se, após acusações de bullying

  • ECO
  • 21 Abril 2023

O vice-primeiro-ministro do Reino Unido apresentou a demissão, após ter surgido várias denúncias de bullying por parte de funcionários públicos que trabalham com Dominic Raab. Pedido já foi aceite.

O vice-primeiro-ministro e ministro da Justiça do Reino Unido apresentou a demissão, após terem surgido denúncias de bullying por parte de funcionários públicos que trabalhavam com Dominic Raab. O pedido foi aceite pelo primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak.

Depois de vários denúncias, o número dois do Governo britânico foi visado num relatório independente elaborado pelo advogado trabalhista Adam Tolley que concluiu que o governante agiu de “maneira intimidatória”, tendo em várias ocasiões ido “longe demais” a criticar trabalho dos colegas de equipa e insultado o trabalho realizado por funcionários do Ministério da Justiça, escreve o The Guardian.

Esta sexta-feira, o vice primeiro-ministro apresentou a demissão, mas sublinha que “o documento indeferiu todas as acusações que tinham sido feitas, exceto duas” e que estas conclusões são falhas e constituem um precedente grave para a conduta de um bom governo”, lê-se na carta que foi partilhada pelo próprio no Twitter.

O primeiro-ministro britânico Rishi Sunak aceitou o pedido de demissão, referindo que Dominic Raab “comprometeu-se a apresentar a demissão se o relatório tirasse qualquer conclusão de que houve bullying. Manteve sua palavra”. “Mas é claro que houve falhas no processo histórico, que afetaram negativamente todos os envolvidos. Com isto, devemos aprender a lidar melhor com estas questões no futuro”, salientou o governante em comunicado.

“A sua renúncia não nos deve fazer esquecer o seu histórico de entrega tanto neste Governo como em gestões anteriores. Essas conquistas devem deixá-lo extremamente orgulhoso”, elogia ainda Sunak. Desde que Rishi Sunak tomou as rédeas do Governo britânico, esta é a terceira saída de membros do Executivo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vice-primeiro-ministro do Reino Unido demite-se, após acusações de bullying

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião