Volvo Cars vai despedir 1.300 administrativos na Suécia

  • Lusa
  • 4 Maio 2023

O construtor automóvel anunciou o despedimento de cerca de 6% da sua força de trabalho total na Suécia. Empresa irá também reduzir custos e adotar medidas de eficiência a nível global.

O construtor automóvel sueco Volvo Cars anunciou esta quinta-feira que vai despedir 1.300 funcionários administrativos na Suécia para acelerar o processo de redução de custos da empresa.

Cerca de 1.100 trabalhadores correspondem à divisão de veículos, a principal divisão da empresa, e os restantes serão identificados após um processo de revisão.

O número total de trabalhadores despedidos corresponde a cerca de 6% da força de trabalho total da Volvo Cars na Suécia, que no final do ano passado tinha uma força de trabalho total de mais de 43.000 funcionários.

“A empresa irá também reduzir custos e adotar medidas de eficiência nas suas operações globais nos próximos meses. Além disso, irá rever e reduzir o número de consultores e de serviços adquiridos”, refere um comunicado.

O presidente executivo da empresa, Jim Rowan, destacou a situação económica mundial, o aumento dos preços das matérias-primas e a concorrência para justificar as medidas, bem como o processo de transformação da empresa, que pretende que 100% da sua produção seja de veículos elétricos até 2030.

A Volvo Cars, que é controlada pelo fabricante chinês de automóveis Volvo Cars, registou um lucro líquido de 4.000 milhões de coroas suecas (352 milhões de euros) no primeiro trimestre, uma queda de 12% em relação ao ano anterior, segundo um balanço apresentado no mês passado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Volvo Cars vai despedir 1.300 administrativos na Suécia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião