Organização Mundial da Saúde declara fim da pandemia de Covid-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou esta sexta-feira que a Covid-19 já não representa uma emergência de saúde à escala mundial, apesar de continuar a ser uma ameaça. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou esta sexta-feira o fim da pandemia: “É com grande esperança que declaro o fim da Covid-19 como emergência de saúde global. No entanto, isto não significa que a Covid-19 deixou de ser uma ameaça global à saúde”, disse o diretor-geral, Tedros Ghebreyesus.

Ao ECO, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, diz que o fim da pandemia representa “uma vitória” da ciência e sublinha que “os portugueses demonstraram uma enorme capacidade de adaptação, acolheram as orientações sanitárias e aderiram fortemente à vacinação”. E frisa que, nos últimos três anos, “os milhares de profissionais de saúde” assumiram “num período tão exigente” um “compromisso com a saúde dos portugueses” a que se soma a postura dos trabalhadores “dos setores essenciais” que se “mantiveram ao serviço” assim como “as autarquias e as instituições sociais”.

De futuro, acrescenta ainda o ministro, “importa agora preservar as lições aprendidas” que são “essenciais para continuar o trabalho de fortalecimento do Serviço Nacional de Saúde e da Saúde Pública”.

Foi em março de 2020, que a OMS declarou a Covid-19 como uma pandemia à escala global, considerando-a a “maior crise sanitária global do nosso tempo”. Três anos depois, a já foram identificados mais de 765 milhões de casos de infeção por todo o mundo e quase sete milhões de pessoas já morreram com a doença. Entre 3 e 30 de abril foram detetados quase 2,8 milhões de novos casos e mais de 17.000 mortes, de acordo com o último balanço.

O diretor-geral da OMS referiu ainda que durante o último ano, “comité de emergência e a OMS têm estado a analisar os dados com cuidado, considerando quando seria o tempo certo para baixar o nível de alarme”, tendo na quinta-feira o comité de emergência reunido pela 15.º vez e decidido declarar o fim emergência global. “Eu aceitei esse conselho”, afirmou Tedros Ghebreyesus.

A pandemia está em recuar, com o aumento da imunidade da população através da vacinação e da infeção”, a mortalidade está a diminuir e há, consequentemente uma “diminuição da pressão sobre os sistemas de saúde”, justificou o responsável, referindo que “essa tendência permitiu que a maioria dos países voltasse à vida como a conhecíamos antes”.

A “Covid-19 mudou o nosso mundo e mudou-nos“, disse o responsável, pedindo que se retirasse lições da pandemia, mas sublinhando que agora é tempo de os países “começarem a gerir a Covid-19 juntamente com outras doenças infecciosas”. Ainda assim, o diretor-geral da OMS avisa que não hesitará em voltar a declarar a Covid como uma emergência global se necessário for. “Se for necessário, não hesitarei em convocar outro comité de emergência caso a Covid-19 volte a colocar o nosso mundo em perigo“, apontou.

Em Portugal, o Governo foi levantando as restrições impostas na sequência da pandemia de Covid-19. Assim, desde o final de agosto que o uso de máscara deixou de ser obrigatório nos transportes públicos e nas farmácias, mas apesar do levantamento do estado de alerta (que terminou a 1 de outubro de 2022) a única medida que se manteve, e que terminou no início de abril deste ano, era o uso obrigatório de máscara nas unidades de saúde, lares de idosos ou de acolhimento de pessoas vulneráveis nas unidades da rede de cuidados continuados.

(Notícia atualizada pela última vez às 15h15)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Organização Mundial da Saúde declara fim da pandemia de Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião