5 coisas que vão marcar o dia

Início da reunião do clube de Bilderberg em Lisboa, debate do pacote da Habitação no Parlamento e arranque da cimeira de líderes do G7 no Japão são os destaques na agenda para esta sexta-feira.

O início da reunião anual do clube de Bilderberg em Lisboa, o debate no Parlamento do pacote da Habitação do Governo, o arranque da cimeira de líderes do G7 no Japão, a avaliação da agência Moody’s ao rating da dívida de Portugal e ainda a apresentação dos resultados do primeiro trimestre da Semapa são os destaques da agenda para esta sexta-feira.

Grupo Bilderberg reúne-se em Lisboa

A partir desta sexta-feira, e até domingo, arranca formalmente a reunião anual do grupo Bilderberg, na região de Lisboa. Além dos debates sobre a Ucrânia, Rússia, China, Europa, Índia e Estados Unidos, a agenda prevê a discussão sobre temas como inteligência artificial, transição energética, política industrial e comércio, desafios fiscais e sistema bancário são alguns dos tópicos da agenda do encontro. O ex-primeiro-ministro e ex-presidente da Comissão Europeia Durão Barroso, o empresário e político Francisco Pinto Balsemão e o presidente do conselho de administração da ANA-Aeroportos são três dos representantes portugueses na reunião.

Pacote da Habitação vai a debate no Parlamento

A partir das 10 horas, os deputados vão debater o pacote de medidas do Governo para a habitação, em plenário da Assembleia da República. No final, a medida deverá ser aprovada na generalidade e seguir para discussão na comissão parlamentar de Economia. No plenário será votada uma autorização que permite a simplificação dos licenciamentos no âmbito do urbanismo e ordenamento do território.

Líderes do G7 no Japão

Os líderes dos sete países mais industrializados do mundo vão reunir-se na cidade japonesa de Hiroshima a partir desta sexta-feira e até domingo. Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, e ainda União Europeia são os membros permanentes do G7. O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, convidou os Presidentes ucraniano, Volodymyr Zelensky, sul-coreano, Yoon Suk-yeol, e brasileiro, Lula da Silva, para a cimeira de Hiroshima. O executivo japonês deve convidar outros líderes do chamado Sul Global, como o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e o Presidente indonésio, Joko Widodo.

Moody’s avalia rating de Portugal

Ao final da tarde, a agência de notação financeira Moody’s vai divulgar a avaliação à dívida soberana de Portugal. Os especialistas acreditam que a agência dos Estados Unidos vai subir o rating de Portugal, atualmente no nível Baa2, com perspetiva estável. O nível Baa2 é o segundo acima da classificação de “lixo”.

Semapa apresenta resultados

O grupo Semapa, dono de empresas como a Navigator e a Secil, vai apresentar os resultados relativos ao primeiro trimestre depois da sessão do PSI desta sexta-feira. No final de 2022, o grupo controlado pela família Queiroz Pereira aumentou os lucros em 55%, para 307,1 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião