Da tecnologia à hotelaria, estes são os finalistas ao “EY Entrepreneur of the Year”

Os seis empreendedores finalistas não representam startups, empresas novas ou em fase de arranque. Eles dão a cara por negócios já consolidados e com anos de história para contar.

Diogo Mónica, cofundador e presidente da Anchorage Digital, João Magalhães, CEO e fundador da Code for
All, Chitra Stern, fundadora e CEO do Martinhal Hotels & Resorts e fundadora da United Lisbon International School (ULIS), Francisco Rodrigues, cofundador e CEO da PICadvanced, Sérgio Silva, CEO do Vigent Group, e Jorge Rebelo de Almeida, fundador e presidente do grupo Vila Galé, são os finalistas eleitos pelo júri da 9.ª edição do “EY Entrepreneur of the Year”, presidido por António Horta Osório. Os candidatos irão disputar o prémio que distingue os melhores e mais relevantes exemplos de empreendedorismo, a partir de critérios como a criatividade, a visão empresarial e o sucesso alcançado.

“É fundamental reconhecer e premiar os empreendedores, dando-lhe visibilidade e celebrando o legado que criaram e/ou que fazem crescer. São um exemplo e uma fonte de inspiração para a geração mais jovem, motivando-a a dar os seus próprios passos no empreendedorismo e a tomar as rédeas do seu percurso empreendedor”, afirma Miguel Farinha, partner da EY e líder da área de Strategy and Transactions.

“O EY Entrepreneur of the Year é simbólico da importância que damos aos que vão mais longe, assumindo riscos para transformar ideias de negócio em realidade, promovendo inovação, criando valor económico e social”, continua o responsável da EY, citado em comunicado.

Nesta 9.ª edição do “EY Entrepreneur of the Year” houve um total de 27 nomeações, tendo sido aceites 19 candidaturas, com todos os candidatos a serem entrevistados pessoalmente para recolha de elementos adicionais. Os seis empreendedores finalistas não representam startups, empresas novas ou em fase de arranque. Pelo contrário. Dão a cara por negócios já consolidados e com anos de história para contar.

“Distinguem-se pela sua capacidade de identificar oportunidades, pela forma como constroem e lideram equipas com vista a um objetivo comum, pela sua resiliência perante as adversidades. Mas não só. Para o seu reconhecimento nesta competição da EY conta também a sua capacidade de partilhar o sucesso com a comunidade, liderando ou apoiando causas que estendem a criação de valor muito além da sua atividade empresarial”, acrescenta a EY.

O período de candidaturas arrancou a 17 de fevereiro e decorreu até 12 de maio, e o vencedor será conhecido a 29 de junho.

No seu conjunto, as candidaturas ao “EY Entrepreneur of the Year” somam mais de 1,8 mil milhões de euros de faturação, 2,2 mil milhões de ativos totais e 14 mil postos de trabalho. Ao todo, as empresas que os candidatos representam apresentaram um crescimento do volume de negócios de 31,5% no ano passado, registando um aumento médio de 33% desde 2020. Guy Villax, que no ano passado deixou o cargo de CEO da farmacêutica Hovione, foi o último vencedor do EoY Portugal.

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