Nova ponte sobre o Douro vai chamar-se Ferreirinha

  • Lusa
  • 2 Junho 2023

A proposta de nome para a nova ponte sobre o Douro recebeu 45% dos votos.

A nova ponte a ligar Vila Nova de Gaia ao Porto, no âmbito da construção da Linha Rubi do metropolitano, vai chamar-se Ferreirinha, anunciou esta sexta-feira a diretora do Jornal de Notícias, numa conferência na Reitoria da Universidade do Porto. Numa declaração durante a conferência do Jornal de Notícias “135 anos a criar pontes”, Inês Cardoso revelou que a proposta para a nova ponte sobre o Douro recebeu 45% dos votos.

Boa viagem, Ferreirinha, Douro, Boa passagem, União e Engenheiro Joaquim Sarmento foram os nomes propostos e cuja escolha, fruto de uma votação online, foi hoje anunciada após validação da comissão composta pelo ex-presidente da Metro do Porto, Ricardo Fonseca, pelo coordenador do Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade, Fernando Sousa, e pela professora da Faculdade de Letras do Porto, Fernanda Ribeiro.

O nome Ferreirinha, explica o jornal promotor da votação, tem “como objetivo evocar uma das figuras mais marcantes do Douro e do Vinho do Porto”. A nova ponte entre o Porto e Vila Nova de Gaia integra o projeto de construção da Linha Rubi do metropolitano e cujo concurso foi lançado em maio. Com um custo estimado de 435 milhões de euros, a obra deverá iniciar-se em novembro e estar pronta em 2026.

A segunda linha de metro entre as duas cidades poderá atingir aos 12 milhões de validações ao longo do ano, estima a Metro do Porto, de um projeto aberto também a quem a quiser atravessa a pé ou de bicicleta. A linha Rubi ligará a Casa da Música, no Porto, a Santo Ovídio, em Gaia, inclui a construção de uma nova ponte sobre o rio Douro e do custo total de 435 milhões de euros, 299 milhões são financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência.

Em Gaia, as estações previstas para a Linha Rubi são Santo Ovídio, Soares dos Reis, Devesas, Rotunda, Candal e Arrábida e, no Porto, Campo Alegre e Casa da Música.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nova ponte sobre o Douro vai chamar-se Ferreirinha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião