Conselho de Segurança da ONU reúne-se de urgência após explosão em barragem da Ucrânia

  • Lusa
  • 6 Junho 2023

Tanto a Ucrânia como a Rússia solicitaram uma reunião do órgão máximo de decisão da ONU para discutir a destruição parcial da barragem, que provocou uma situação de emergência na região de Kherson.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) vai reunir-se esta terça-feira de urgência para abordar a explosão ocorrida esta terça-feira na barragem ucraniana de Kakhovka (sul), no rio Dniepre, cuja autoria gerou trocas de acusações entre Kiev e Moscovo.

Tanto a Ucrânia como a Rússia solicitaram uma reunião do órgão máximo de decisão das Nações Unidas para discutir a destruição parcial desta infraestrutura, que provocou uma situação de emergência na região ucraniana de Kherson. A reunião foi agendada para as 16:00 locais (21:00 hora de Lisboa).

Embora tenha mantido dezenas de reuniões sobre a guerra na Ucrânia desde que se iniciou a invasão russa, em fevereiro de 2022, o Conselho de Segurança da ONU permanece totalmente bloqueado sobre o tema devido ao poder de veto detido pela Rússia, um dos cinco membros permanentes do órgão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Conselho de Segurança da ONU reúne-se de urgência após explosão em barragem da Ucrânia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião