“Compra da Liberty reforça a aposta da Tranquilidade em Portugal e da Generali em Espanha”
A seguradora proprietária da Tranquilidade confirmou que ganhou a corrida à compra de Liberty em Portugal, Espanha e Irlanda. Superou a alemã Allianz e a espanhola GCO. Custou 2,3 mil milhões.
O processo de venda da unidade europeia da Liberty Seguros chegou ao fim com o anúncio da compra pela Generali da Liberty Seguros, com sede em Espanha e que inclui as operações em Portugal e Irlanda.
O preço final foi de 2,3 mil milhões de euros, bastante superior à estimativa inicial de mil milhões, e às mais recentes que apontavam para 1,5 a 2 mil milhões a serem acordados com o Bank of America, instituição indicada pelos norte-americanos da Liberty Mutual para tratar do negócio.
As operações incluem apenas a operação seguradora direta nos três mercados, não estando incluídas a Liberty Specialty Markets, Liberty Mutual Reinsurance, Liberty Mutual Surety, Liberty IT e Hughes Insurance.
A Liberty Seguros é o maior negocio da mútua fora dos Estados Unidos, com receitas de prémios 1,2 mil milhões em 2022 e perto de 1.700 empregados. O seu principal mercado é Espanha seguida de Portugal e Irlanda. Automóvel e Habitação são os principais ramos em que opera.
Em Portugal, a transação irá reforçar as linhas de negócio de Automóvel, Casa e Acidentes de Trabalho da Generali e irá reforçar a rede de agentes. Para Pedro Carvalho, CEO da Tranquilidade/Generali, a ” Liberty Seguros é uma companhia com um percurso, uma rede de distribuição e um capital humano invejáveis em Portugal”, concluindo que “constitui uma aposta reforçada do Grupo no crescimento da Tranquilidade em Portugal e da Generali em Espanha e posiciona-nos como o operador internacional líder na Península Ibérica”.
Segundo a Generali “esta operação está totalmente alinhada com a aquisição de 2020 das Seguradoras Unidas e da AdvanceCare, o que elevou o Grupo à posição de segundo maior player no mercado Não Vida em Portugal.
Em Espanha, com esta transação, a Generali torna-se um dos principais players no mercado de seguros, a 4ª maior em Não Vida, reforçando o posicionamento do Grupo nos ramos Automóvel e Casa. A aquisição também vai trazer novos segmentos de cliente para oferecer soluções multiproduto mais abrangentes da Generali e abordar características de mercado específicas com capacidades de bancassurance reforçando a abordagem multicanal da Generali. A rede alargada de agentes e mediadores da Generali deverá alcançar mais de 7.000 intermediários, uma das maiores em Espanha.
Na Irlanda, a Generali entra no mercado Não Vida pela primeira vez e logo com uma quota de mercado situada no top 10, impulsionada por agentes e canais diretos. Em 2018, o Grupo libertou-se do Generali Pan Europe, um player de gestão de patrimónios Vida e employee benefits.
A aquisição está sujeita a aprovações regulatórias tal como requerido em transações desta natureza. O Citigroup e o Crédit Suisse foram os consultores financeiros e a Clifford Chance, Morais Leitão e Matheson foram os consultores jurídicos da transação.
Em Portugal , a Liberty anuncia mais de 3.700 Agentes e 833 mil clientes. Foi a 9ª maior seguradora em produção em 2022 com 253 milhões de prémios emitidos, a que correspondeu 2,1% do mercado. Já a Generali foi a 2ª maior seguradora com cerca de 1,2 mil milhões de euros de receitas e 9,7% de quota de mercado total.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“Compra da Liberty reforça a aposta da Tranquilidade em Portugal e da Generali em Espanha”
{{ noCommentsLabel }}