Helvetia deixa de fora negócios de carvão
A Helvetia especificou novos objectivos relativos à mitigação das alterações climáticas e quer promover medidas de redução de emissões de CO2. Criou novos critérios de exclusão no setor segurador.
O grupo segurador suíço Helvetia estabeleceu novas barreiras de proteção na sua estratégia climática. Para além das suas próprias operações comerciais, está também a analisar as áreas em que pretende manter-se afastado dos negócios com empresas de petróleo, gás e carvão.
Com base na estratégia de sustentabilidade “20.25”, foi desenvolvida uma estratégia climática com objetivos a longo prazo e medidas concretas, escreveu o grupo em comunicado na sexta-feira. Estes devem agora ser implementadas de forma consistente.
A primeira prioridade é continuar a promover medidas de redução de CO2 nas suas próprias atividades comerciais. A Helvetia estabeleceu para si própria um objetivo de emissões carbono nulas até 2040.
Foi ainda definida uma estratégia de eliminação progressiva para atividades relacionadas com carvão e outros critérios de exclusão para atividades relacionadas com petróleo e gás. Numa terceira fase, o objetivo de emissões carbono nulas deverá também ser alcançado até 2050 no que se refere às emissões indiretas das atividades de investimento e de seguros.
“Como companhia de seguros, pensamos a longo prazo e estamos empenhados num futuro sustentável“, afirma o Diretor Executivo da Helvetia, Philipp Gmür.
A Helvetia já não cobre minas de carvão, projetos de infraestruturas correspondentes e novas iniciativas de produção de eletricidade a partir do carvão. A partir de setembro de 2023, as empresas do setor da energia que estejam a expandir a atividade carbonífera também deixarão de estar seguradas. A eliminação progressiva de atividades relacionadas com o carvão deverá ter lugar, numa primeira fase, até 2035 nos países da OCDE e, posteriormente, a nível mundial, até 2040.
Foram definidas outras medidas e critérios de exclusão para as atividades relacionadas com o petróleo e o gás. A eliminação gradual destas atividades constitui uma parte importante da trajetória de redução das emissões indiretas de CO2 da carteira de seguros até 2050.
A descarbonização da economia também deve ser apoiada por soluções de seguros, defende a suíça. A Helvetia está a trabalhar em soluções de seguros para a produção de energias renováveis e respetivas infraestruturas. Isto permite desenvolvimento de oportunidades para contribuir para a mitigação das alterações climáticas e para explorar as suas próprias oportunidades de negócio.
Para o efeito, foi criada uma equipa de funcionários especializados, que está bem posicionada neste mercado. Mais de 25% do negócio da carteira de eletricidade já provém de projetos e infraestruturas de produção de energia renovável.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Helvetia deixa de fora negócios de carvão
{{ noCommentsLabel }}