5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 5 Julho 2023

Audição do Ministro da Economia, reunião da concertação social, taxas de juro nos empréstimos e depósitos bancários e início da greve dos estivadores em Lisboa são destaques da agenda desta quarta.

A audição parlamentar ao Ministro da Economia, a reunião da concertação social, as taxas de juro nos empréstimos e depósitos bancários, o início da greve dos estivadores em Lisboa e a audição do conselho de administração da autoridade das telecomunicações (Anacom) são os destaques da agenda desta quarta.

Costa Silva esclarece privatização da Efacec

A partir das 10h30, o ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, será ouvido na comissão parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas. A venda da posição do Estado junto do fundo alemão Mutares deverá ser o principal tema da audição, tendo em conta que continua por esclarecer as condições da alienação da empresa do norte do país.

Juros nos empréstimos e depósitos bancários

Ao final da manhã, o Banco de Portugal vai divulgar as taxas de juro aplicadas nos empréstimos e depósitos bancários relativas ao mês de maio. A nota de informação estatística permitirá perceber qual tem sido a evolução das taxas atendendo à política monetária restritiva do Banco Central Europeu e à consequente subida das taxas Euribor, com mais efeitos nas prestações para o empréstimo bancário do que na remuneração dos depósitos.

Reunião da Concertação Social

A partir das 15 horas, decorre a reunião da comissão permanente da Concertação Social. Além do ponto de situação sobre o acordo de médio prazo para a melhoria dos rendimentos, dos salários e da competitividade, serão dados contributos para a preparação do Orçamento do Estado de 2024. Haverá espaço ainda para definir as prioridades nacionais a incluir no programa de trabalho da Comissão Europeia para o ano de 2024.

Audição da Anacom

O conselho de administração da autoridade das telecomunicações (Anacom) será ouvido depois do plenário da Assembleia da República. Nunca antes das 17h30, a equipa liderada por João Cadete de Matos deverá dar explicações aos deputados da Comissão de Economia sobre as restrições à Huawei em território português assim como dar novidades sobre o sistema TDT.

Início da greve dos estivadores em Lisboa

Arranca nesta quarta-feira a greve dos estivadores do Porto de Lisboa contra a alegada violação do direito à greve por parte do Grupo Yilport. A paralisação aplica-se em todas as operações realizadas, seja qual for o período de trabalho, normal ou suplementar, para a execução das quais as entidades empregadoras ou utilizadoras de mão-de-obra portuária contratem ou coloquem trabalhadores estranhos à profissão e que não integrassem o contingente efetivo e eventual à data de 4 de fevereiro de 2020.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião