Mapfre duplica em seguros poupança e aperta em automóvel
A seguradora espanhola cresceu negócio mundial em 15% no primeiro semestre do ano. Portugal contribuiu positivamente para receitas e lucros. Inflação e sismo na Turquia foram contingências.
O Grupo Mapfre registou um crescimento de receitas a nível mundial na ordem dos 15% no primeiro semestre de 2023, um crescimento em linha com a tendência positiva observada nos últimos trimestres. O negócio em Portugal e em Espanha foi o que mais cresceu a nível mundial, cerca de 20%.
Portugal contribuiu com 5,8 milhões para os 122,7 milhões de euros de resultados líquidos alcançados na região Ibéria, composta por Portugal e Espanha. Os prémios cresceram 21% no conjunto dos ramos Vida como Não Vida, atingindo 5.513 milhões de euros. Em Portugal, os prémios cresceram 36%, estando nos 132 milhões de euros.
O destaque foi o negócio Vida em Espanha que cresceu 1,7 vezes o seu volume em relação ao ano anterior, atingindo 1522 milhões de euros. A produção de produtos Vida Poupança em Espanha, estimulada pelos produtos de rendimento gararantido, ascendeu a 1328 milhões, mais do dobro dos 677 milhões faturados no primeiro semestre de 2022.
Segundo a Mapfre, no ramo Automóvel, “continua a progressiva adaptação de tarifas ao contexto inflacionista e com base em perfis individuais de risco”. Atualmente, a carteira em Portugal e em Espanha tem cerca de 6,2 milhões de veículos segurados, tendo registado uma redução durante a primeira metade do ano pela aplicação de medidas de seleção de riscos. O aumento do prémio médio é estimado em cerca de 6%.
A nível mundial os prémios do grupo cresceram 14,7%, sem impacto relevante das taxas de câmbio. O crescimento foi especialmente expressivo nos setores Não Vida (11,2%) e Vida (29,4%), impulsionado pelo desempenho positivo em Espanha e no Brasil. O registo de 307 milhões de euros referentes ao primeiro ano de um programa de riscos industriais no México também contribuiu para esse aumento.
O resultado líquido caiu, no entanto, 6% afetado pelo segmento Automóvel e pelo terramoto na Turquia, que fica marcado como o evento catastrófico mais relevante no semestre. No final de junho, um impacto de 104 milhões no resultado líquido foi estimado, afetando principalmente a Mapfre Re (99 milhões) e, em menor medida, a seguradora local (5 milhões).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mapfre duplica em seguros poupança e aperta em automóvel
{{ noCommentsLabel }}