Nos consegue patentear sistema de “zapping” inteligente nos EUA

  • Lusa
  • 30 Agosto 2023

Solução desenvolvida pela Nos Inovação "analisa os padrões" de mudança de canal do utilizador (zapping) para "determinar a probabilidade de este mudar para outros canais".

A Nos NOS 1,08% anunciou esta quarta-feira que registou uma patente nos Estados Unidos da América (EUA) para um sistema que usa padrões de zapping dos utilizadores para melhorar a forma como mudam canais nas boxes, anunciou a operadora num comunicado.

A solução, desenvolvida pela Nos Inovação, “analisa os padrões de zapping [mudança de canal] do utilizador para determinar a probabilidade de este mudar para outros canais“, destacou, indicando que com este conhecimento, “ao fim de um determinado período, faz uma pré-sintonização daquele que, com base no seu padrão habitual, é o ‘próximo canal’ mais provável, o que permite aumentar a rapidez e melhorar a experiência do zapping“.

A operadora frisou que “toda a informação é anonimizada e confidencial”.

Citado na mesma nota, João Ferreira, diretor da Nos Inovação, disse que “este é um exemplo da forma como a ciência de dados, bem como a inteligência artificial, pode ajudar a melhorar a ‘performance’ dos produtos atuais e futuros”.

“Estamos a trabalhar em novas formas de as usarmos para melhorar” ou criar “novos produtos e serviços que vão ao encontro das necessidades dos nossos clientes”, destacou, acrescentando que dentro dessa estratégia, a empresa quer “desenvolver um ecossistema inteligente NOS que seja a referência, não só no mercado nacional, mas também a nível internacional“.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nos consegue patentear sistema de “zapping” inteligente nos EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião