Margarida Aguiar eleita para o conselho superior da EIOPA
As novas funções que acumula com a presidência do supervisor português ASF começam esta quinta-feira 28 de setembro. Substitui o alemão Frank Grund.
O Conselho de Supervisores (BoS) da EIOPA – Autoridade Europeia dos Seguros e Pensões Complementares de Reforma elegeu Margarida Corrêa de Aguiar, Presidente da ASF Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões para o Management Board.
Petra Hielkema, presidente da EIOPA, passa assim a contar na sua equipa de topo com Margarida Aguiar em substituição do alemão Frank Grund que reresentava o supervisor alemão BaFin, enquanto o irlandês Domhnall Cullinan, director do Insurance Supervision at the Central Bank of Ireland (CBI) vai ficar no lugar de Patrick Montagner da francesa Autorité de Contrôle Prudentiel et de Résolution (ACPR).
Mantêm-se no management Board o italiano Alberto Corinti em nome do Istituto per la Vigilanza sulle Assicurazioni (IVASS), da finlandesa Teija Korpiaho Insurance da FIN-FSA – Finanssivalvonta, da neerlandesa Else Bos do Nederlandsche Bank e do croata Ante Žigman, da Hanfa.
A EIOPA iniciou a sua atividade a 1 de janeiro de 2011 sob a presidência, que durou 10 anos, do português Gabriel Bernardino, e tem como missão proteger o interesse público, contribuindo para a estabilidade do sistema financeiro europeu e para a transparência dos mercados e dos produtos financeiros. Também assegura a proteção dos tomadores de seguros, membros e beneficiários dos fundos de fundos de pensões.
Todos os supervisores dos Estados membros da União Europeia são membros da EIOPA que nasceu para trazer de volta a confiança ao setor financeiro colocado em causa em credibilidade e a responsabilidade na sequência das crises económicas de 2008 e 2011.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Margarida Aguiar eleita para o conselho superior da EIOPA
{{ noCommentsLabel }}