Banco de Inglaterra anuncia teste de stress a seguradoras em 2025
O Banco de Inglaterra divulgou planos para conduzir um rigoroso teste de stress a seguradoras gerais em 2025, ao introduzir uma série de cenários adversos.
O Banco de Inglaterra anunciou nesta terça-feira que vai realizar um teste de stress a seguradoras gerais em 2025, que inclui uma série de choques rápidos, à medida que as regras de capital do setor vão sendo aliviadas. De acordo com a agência Reuters, esta medida visa avaliar a saúde financeira das seguradoras e garantir que estas possuem capital suficiente em tempos de crise, a seguir a tendência regulatória estabelecida após a crise financeira global de 2008.
Segundo a Autoridade de Regulação Prudencial do Banco de Inglaterra (PRA), responsável pelo teste, a natureza dinâmica do exercício de 2025 representa uma mudança significativa em relação aos testes anteriores e envolve a simulação de uma série de eventos adversos sequenciais ao longo de um curto período de tempo.
O PRA planeia colaborar com a indústria, incluindo associações comerciais, nos próximos seis meses para detalhar o exercício, incluindo participação, design e cronograma, com previsão de divulgar mais informações durante o primeiro semestre de 2024, como mencionado em comunicado oficial. Os resultados do teste de stress serão divulgados de forma agregada.
A Associação das Seguradoras Britânicas manifestou apoio ao próximo teste em 2025, desde que seja projetado adequadamente, podendo identificar questões práticas que possam surgir a partir dos cenários adversos.
No mês passado, o Banco de Inglaterra anunciou que vai usar os seus novos poderes para publicar os resultados de cada seguradora no próximo teste de seguradoras de vida em 2025, uma mudança significativa que visa fornecer transparência, algo que há muito tempo faz parte dos testes de stress bancários.
Os Estados-membros da União Europeia e o Parlamento Europeu estão ainda a aliviar as regras de capital de seguros do bloco para incentivar mais investimentos. A EIOPA declarou que as seguradoras são robustas e maduras o suficiente para oferecer níveis semelhantes de transparência aos dos bancos.
“Com a esperada flexibilização dos requisitos de capital, é essencial aumentar a compreensão de como as empresas individuais lidam com situações de stress. Portanto, esperamos que as divulgações individuais façam parte do pacote final”, afirmou a EIOPA em comunicado.
O Reino Unido pós-Brexit também está a aliviar as regras de capital Solvência II herdadas da UE. Esta decisão visa acompanhar a tendência de flexibilização das regulamentações de seguros para promover investimentos no setor.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Banco de Inglaterra anuncia teste de stress a seguradoras em 2025
{{ noCommentsLabel }}