Fundo Ambiental tem dois milhões em apoios para pequenas centrais de biomassa
Aviso visa ajudar projetos de geração de energia à escala local para soluções de pequenas centrais que valorizem a biomassa em territórios com elevado risco de incêndio rural.
O Fundo Ambiental vai apoiar com dois milhões de euros os projetos de geração de energia à escala local em pequenas centrais de biomassa, instaladas em 19 concelhos.
De acordo com a nota divulgada esta segunda-feira, este aviso “pretende apoiar a criação de soluções para a valorização da biomassa em territórios com elevado risco de incêndio rural“. Com esta ajuda, argumenta o Ministério do Ambiente e da Ação Climática, será possível não só “dinamizar a economia local”, através da criação de postos de trabalho qualificados, como também a criar “relações duradouras” entre produtores florestais e empresas locais produtoras de sobrantes.
As candidaturas estão abertas até 30 de novembro e a taxa de financiamento será de 100%. O gabinete de Duarte Cordeiro adianta que os apoios incluem ainda a formação e qualificação de emprego na área da energia da biomassa e a instalação dos equipamentos necessários para a produção de energia local em pequena escala.
Além disso, as ações de divulgação e sensibilização à população para aproveitamento dos sobrantes e as soluções para a gestão e recolha de sobrantes das explorações florestais, que contribuam para a eficiência do armazenamento e transporte da biomassa, por forma a otimizar rotas e prazos de recolha, permitindo uma monitorização do armazenamento nos pontos de recolha também farão parte da ajuda.
A nota informa ainda que as autarquias locais e comunidades intermunicipais incluídas nos três projetos-piloto no âmbito do Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais, nomeadamente, os municípios da região do Alto Tâmega, de Coimbra e do Algarve: Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços, Vila Pouca de Aguiar, Arganil, Coimbra, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Pampilhosa da Serra, Penela, Aljezur, Lagos, Monchique, Portimão, Silves e Vila do Bispo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fundo Ambiental tem dois milhões em apoios para pequenas centrais de biomassa
{{ noCommentsLabel }}