Beyond Gravity cria 200 empregos até 2025 em novo polo de inovação em Lisboa
A fornecedora mundial de produtos espaciais avança que o Innovation & Digital Hub terá “um enfoque claro na captação de talentos nas áreas de engenharia espacial, digital e inovação”,
A empresa espacial suíça Beyond Gravity anunciou esta segunda-feira a abertura em Lisboa de uma nova unidade para promoção de tecnologias emergentes, prevendo contratar 50 colaboradores até final deste ano e atingir os 200 até 2025.
Em comunicado, a fornecedora mundial de produtos espaciais avança que o Innovation & Digital Hub terá “um enfoque claro na captação de talentos nas áreas de engenharia espacial, digital e inovação” e irá “promover tecnologias emergentes, como a IA [inteligência artificial], melhorando todo o núcleo de IT [tecnologias da informação] e a infraestrutura digital da empresa”.
“Lisboa trabalhará em conjunto com as 12 localizações internacionais já existentes da Beyond Gravity e o Innovation & Digital Hub permitirá à Beyond Gravity assumir um papel de liderança enquanto empresa inovadora ágil na indústria aeroespacial, impulsionar o seu crescimento e manter-se na liderança do setor na área da engenharia”, destaca.
Com a contratação prevista para este ano de mais de 50 trabalhadores em Lisboa, principalmente nas áreas de engenharia, IT e financeira, e o objetivo de atingir os 200 colaboradores até 2024, a Beyond Gravity afirma que se tornará na “maior empresa de engenharia aeroespacial a operar em Lisboa”.
Com 40 anos de atividade, a Beyond Gravity é uma fornecedora de veículos de lançamento espaciais, como o novo lançador europeu Ariane 6, e reclama a liderança em produtos específicos e constelações de satélites no setor espacial. Fornece ainda a indústria litográfica, através do fabrico de atuadores e aberturas especiais usados para a exposição nanométrica precisa de wafers (substrato de silício semicondutor).
Citado no comunicado, o presidente executivo (CEO) da Beyond Gravity sustenta que o lançamento do Innovation & Digital Hub em Lisboa sublinha a “dedicação inabalável na captação de talentos de alto nível em engenharia espacial, digital e inovação” da empresa.
“Ao abrir as portas a mais de 50 novos membros para a equipa este ano – e com o objetivo de chegar aos 200 colaboradores até 2025 – estamos no caminho certo para nos tornarmos a principal empresa de engenharia espacial em Lisboa”, sublinha André Wall.
Segundo o responsável, a capital portuguesa foi escolhida como a 13.ª localização para a empresa “após uma análise cuidada”, tendo-se destacado pela “concentração de universidades técnicas”, “localização atrativa”, “ambiente dinâmico de startup” e “ecossistema espacial em crescimento”, entre outros aspetos.
“Além disso, Portugal tem um conjunto de profissionais altamente especializados que são difíceis de encontrar noutros locais e que contribuirão para o crescimento da nossa empresa nos próximos anos. Isto colocar-nos-á numa posição ainda melhor para responder às necessidades e expectativas dos nossos clientes em todo o mundo”, acrescenta André Wall.
Já o presidente da Agência Espacial Portuguesa considera que a fixação do hub da Beyond Gravity em Portugal irá contribuir significativamente para a expansão do ecossistema espacial nacional: “O ecossistema espacial português está em constante crescimento e a integração da Beyond Gravity representa um salto significativo”, afirma Ricardo Conde, também citado no comunicado.
“A BeyondGravity não só é uma empresa bem estabelecida e reconhecida, como também oferece uma oportunidade fantástica para os nossos talentos. A Agência Espacial Portuguesa antecipa o surgimento de novas sinergias entre a BeyondGravity e o ecossistema espacial nacional”, acrescenta.
Por sua vez, o administrador executivo da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal João Noronha Leal destaca o novo Innovation & Digital Hub como “um contributo importante para reforçar o posicionamento de Portugal como um local preferencial para operacionalizar projetos de engenharia e tecnologia e crucial para o crescimento e competitividade do ecossistema espacial em Portugal”.
Atualmente a trabalhar em 400 projetos, a Beyond Gravity diz ter entre os seus clientes atuais empresas como a ESA, NASA, Maxar, Rocket Lab; Ball Aerospace, Airbus Defence & Space, Thales Alenia Space, Amazon, United Launch Alliance (ULA), Ariane Group e Mitsubishi.
Os atuais 1.600 colaboradores da empresa estão dispersos por 13 localizações em sete países – Suíça, Suécia, Áustria, Alemanha, EUA, Finlândia e Portugal – e desenvolvem e fabricam produtos para satélites, veículos de lançamento e para a indústria de semicondutores. Em 2022, a empresa faturou cerca de 356 milhões de francos suíços (365 milhões de euros), prevendo agora um crescimento deste valor.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Beyond Gravity cria 200 empregos até 2025 em novo polo de inovação em Lisboa
{{ noCommentsLabel }}