Insurance Europe pede à Comissão Europeia acesso a dados de veículos automóveis
Federação quer o desenvolvimento da lei de dados da União Europeia para as seguradoras passarem a ter acesso a dados dos veículos. Acredita que tal irá gerar competitividade e inovação no mercado.
A Insurance Europe enviou uma carta à Comissão Europeia onde exige a criação, até ao final do ano, de regulamentação que permita empresas seguradoras e outras entidades independentes a ter acesso aos dados, funcionalidades e recursos dos veículos na União Europeia. A federação acredita estas leis irão fomentar a competição, a inovação, as opções do cliente e a acessibilidade económica.
Nicolas Jeanmart, Chefe do Departamento de Seguros Gerais e Pessoais da Insurance Europe, julga que “ter acesso aos dados dos veículos permitiria às seguradoras oferecer serviços inovadores aos segurados, bem como produtos que contribuem para a segurança rodoviária e a sustentabilidade. Permitiria também ao setor compreender e avaliar melhor os riscos relacionados com novas formas de mobilidade, como a condução autónoma. É importante ressaltar que cabe aos motoristas decidir o que acontece com os dados gerados pelo seu próprio carro. Um ato legislativo da UE específico e específico é a única forma de atingir todos esses objetivos”.
Até agora, apenas os manufatores de automóveis têm o total acesso aos dados dos veículos, o que a seguradora considera que promove a criação de um monopólio de informação. A ausência de regulação contribuirá também para perdas anuais de cerca de 26 mil milhões de euros, escreve a Insurance Europe.
A Insurance Europe realça que a solução para os problemas está na criação de um quadro regulamentado de acesso aos dados para os veículos, que proporcione a todos os intervenientes no mercado um acesso igual aos dados e “pode ser gerido com base nos níveis e na implementação da cibersegurança dos fabricantes de veículos”. O que pode incentivar investimentos em serviços tradicionais e inovadores e ao mesmo tempo garantir a segurança cibernética.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Insurance Europe pede à Comissão Europeia acesso a dados de veículos automóveis
{{ noCommentsLabel }}