Portugal arrisca perder mil milhões de fundos europeus para alta velocidade

  • ECO
  • 8 Novembro 2023

Se o concurso para a alta velocidade não for lançado em janeiro, o projeto não terá a maturidade exigida para ver aprovada a candidatura ao Mecanismo Interligar a Europa.

Caso Marcelo Rebelo de Sousa avance para a dissolução da Assembleia da República, convocando eleições antecipadas, o país arrisca perder mais de mil milhões de euros de fundos comunitários destinados ao projeto da alta velocidade, noticia o Jornal de Negócios esta quarta-feira.

Segundo o jornal, o país tem de submeter até ao final de janeiro a candidatura ao Mecanismo Interligar a Europa. Mas, se o concurso não for lançado até essa data, o projeto não é considerado com maturidade, que é um dos principais critérios da avaliação.

O projeto tem de ser aprovado por resolução do Conselho de Ministros, o que não pode ser feito por um Governo que não esteja em plenitude de funções. E, sem esta aprovação, a Infraestruturas de Portugal (IP) não consegue lançar em janeiro o concurso para esta obra que, inicialmente, podia contar com 729 milhões de euros de fundos comunitários – disponíveis neste momento para Portugal – e candidatar-se a mais 300 milhões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal arrisca perder mil milhões de fundos europeus para alta velocidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião