Operação Influencer. Paulo Saragoça da Matta é o advogado de Nuno Lacasta

Conhecido em alguns dos processos mais mediáticos como o Marquês, BPP, Cartão Vermelho, BES, Lava Jato ou BPN, Saragoça da Matta é ainda advogado de Joe Berardo, do Benfica e de Isabel dos Santos.

Paulo Saragoça da Matta é o advogado de Nuno Lacasta, arguido na ‘Operação Influencer’. Um dos advogados mais mediáticos da praça tem em mãos a defesas de arguidos como Joe Berardo, o Sport Lisboa Benfica, Isabel dos Santos (na fase pós Luanda Leaks), Diogo Gaspar Ferreira (na Operação Marquês), João Martins Pereira (e outros arguidos no caso BES), Ricardo Oliveira (no caso BPN), Lalanda de Castro, Alfredo Casimiro (no processo da Groundforce contra Pedro Nuno Santos) ou Luís Newton do processo Tutti Fruti.

Paulo Saragoça da Matta tem quase trinta anos de experiência, reconhecido nas áreas da criminalidade financeira e económica, nomeadamente, criminalidade de colarinho branco, criminalidade política, criminalidade bancária e fraude fiscal. É sócio da DLA Piper ABBC desde março de 2022.

Paulo Saragoça da Matta em entrevista ao ECO/Advocatus - 21JUL21

Saragoça da Matta ‘entra’ agora no processo judicial do momento para defender o ex- Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que já tinha pedido para abandonar a presidência da agência até ao final do ano, mesmo antes de a formalização da ‘Operação Influencer’.

Nesta operação foram constituídos nove arguidos — um dos quais Nuno Lacasta –, e fez-se a detenção de cinco pessoas e, na sequência, deu-se a demissão do primeiro-ministro, António Costa, e do ministro das Infraestruturas, João Galamba.

Nuno Lacasta é um dos nove arguidos na da Operação Influencer. O responsável está à frente da Agência Portuguesa do Ambiente desde 2012 que, na altura, estava sob a tutela de Assunção Cristas. Foi reconduzido na liderança da APA em 2019, tendo mandato previsto até 2024. ​

Paulo Saragoça da Matta é considerado pelos principais diretórios como um dos principais advogados no crime corporativo, casos de grande repercussão mediática e crimes de colarinho branco. É também presença regular nos meios de comunicação social, sendo comentador regular de televisão.

Numa entrevista dada à Advocatus, há cerca de dois anos, Paulo Saragoça da Matta não poupou críticas à Justiça: apontou o dedo ao ‘copy paste’ de algumas decisões judiciais do Ticão – à data ainda com a dupla Carlos Alexandre e Ivo Rosa – defendendo que a magistratura é pouco escrutinada por ser corporativista, e considerando que o segredo de justiça é uma das maiores hipocrisias do regime. Defende ainda que a detenção é “abusivamente confirmada e validada” e acusa “quem manda” na magistratura de falta de bom senso.

É licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa e Mestre em ciências jurídico-criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Entre 1993 e 2009 lecionou nesta Faculdade, tendo tido funções docentes pontuais na Escola Superior de Polícia e na Academia Militar. Em 18 anos de docência lecionou Direitos Fundamentais, Introdução ao Direito, Direito da Família e Sucessões, Direito das Obrigações, Processo Civil declarativo e executivo, Direito Penal e Processo Penal. Várias vezes nomeado como perito independente em reuniões internacionais sobre direito processual, direito civil e direito penal, é desde 2014 Juiz ad hoc do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem. É ainda Board Member da FRA- Agência Europeia Direitos Humanos.

Na lista de clientes tem ainda Paulo Nacif , os filhos de Morais Pires, Rui Guerra e Ricardo Espírito Santo Silva – todos do processo BES – Nuno Gaioso Ribeiro, processo Cartão Vermelho, João Canto e Castro no processo das PPP, a Faculdade de direito da Universidade de Lisboa nos processos assédio moral e sexual, a GALP em processos crime vários contra estrangeiros, Câmara Municipal de Cascais contra Júdice e Paulo Félix, no processo das Secretas

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Operação Influencer. Paulo Saragoça da Matta é o advogado de Nuno Lacasta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião