Governo grego vende participação num banco pela terceira vez em dois meses

  • Joana Abrantes Gomes
  • 17 Novembro 2023

A procura pela posição no Banco Nacional da Grécia foi suficientemente forte para que o fundo responsável pela alienação aumentasse a dimensão da oferta de 20% para 22% do capital do banco.

A Grécia anunciou a venda de uma participação de 22% no Banco Nacional da Grécia por 1,06 mil milhões de euros, noticia a Bloomberg (acesso pago). É a terceira alienação de capital num banco em apenas dois meses no país, que pretende privatizar todo o seu capital no setor bancário até 2025.

Nesta operação, o Fundo Helénico de Estabilidade Financeira, que detém as participações do Governo grego nas instituições bancárias, fixou o preço de venda das ações em 5,3 euros cada. No final da operação, ficará apenas com um remanescente de 18% do capital desse banco.

No início de outubro, o Estado grego conseguiu vender a sua participação no Eurobank Ergrasias, e, na passada segunda-feira, conclui a venda da participação de 9% no Alpha Bank ao UniCredit. O Governo vai ainda tentar alienar a participação de 27% no Piraeus Bank e os 65,9% que controla no Attica Bank.

A Grécia quer avançar com plano de alienação dos bancos do país até final de 2025, o que sinaliza um regresso à normalidade após a crise da dívida que abalou o setor financeiro em 2008. Várias agências de rating, incluindo a S&P, elevaram novamente a notação de investimento do país, enquanto a economia cresce mais rapidamente do que a maioria dos restantes países europeus.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo grego vende participação num banco pela terceira vez em dois meses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião