Passageiros nos aeroportos nacionais sobem 13% durante o verão, mas ritmo de crescimento está a abrandar
Já as viagens de comboio e por via fluvial aceleraram entre julho e setembro, com subidas de 19,1% e 19,9%, respetivamente, face ao período homólogo.
O número de passageiros nos aeroportos nacionais cresceu 13,1% no terceiro trimestre face ao mesmo período do ano anterior, atingindo 20,9 milhões de viajantes, segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quarta-feira. Apesar do transporte aéreo continuar a crescer, o ritmo da subida abrandou face ao trimestre anterior.
Olhando para os vários aeroportos, o de Lisboa “concentrou 46,4% do movimento total de passageiros (9,7 milhões), registando um aumento de 11,5%”, indica o INE. Segue-se o aeroporto do Porto, que movimentou 4,6 milhões de passageiros, mais 16%, enquanto em Faro passaram 3,6 milhões de passageiros, uma subida de 16,6%. Pelo aeroporto da Madeira andaram 1,3 milhões de passageiros, um aumento de 9,2%, e os passageiros no aeroporto de Ponta Delgada aumentaram em 12,6%.
Já as viagens de comboio e por via fluvial aceleraram entre julho e setembro, com subidas de 19,1% e 19,9%, respetivamente, face ao período homólogo. Foram 53,2 milhões os passageiros que viajaram de comboio, sendo este desempenho impulsionado pelo aumento no tráfego suburbano.
No metro foram 63,7 milhões de passageiros, tendo aumentado 16,2% face ao terceiro trimestre de 2022, subida que se sentiu em todos os sistemas de metropolitano apesar de representar um abrandamento.
Por outro lado, no transporte de mercadorias as evoluções seguiram tendências diferentes. Enquanto se registou um aumento por via ferroviária (+2,3%), por via marítima (-5,6%), via aérea (-6,1%) e rodoviária (-10,9%) o movimento diminuiu. “Face ao 3ºT 2019, os transportes de mercadorias por via aérea, marítima e ferroviária aumentaram (+1,4%, +2,0% e +0,8%, pela mesma ordem), tendo o transporte por rodovia diminuído (-16,6%)”, indica ainda o INE.
Entre os portos nacionais, apenas Leixões e Setúbal cresceram, em 2,5% e 6,1%, respetivamente, face ao terceiro trimestre de 2022.
(Notícia atualizada às 11h55)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Passageiros nos aeroportos nacionais sobem 13% durante o verão, mas ritmo de crescimento está a abrandar
{{ noCommentsLabel }}