Greenvolt dispara 11% após OPA do fundo KKR

Ações da Greenvolt disparam na bolsa, depois de o fundo KKR ter anunciado OPA. Títulos já chegaram a negociar nos 8,345 euros, acima do valor oferecido pelos americanos.

As ações da Greenvolt GVOLT 0,12% estão a disparar 11% na bolsa de Lisboa, na sequência do anúncio preliminar da oferta pública de aquisição (OPA) do fundo de investimento KKR.

Os títulos já chegaram a transacionar nos 8,345 euros, acima da contrapartida de 8,30 euros oferecida pelo fundo americano nesta operação. Entretanto, estão agora a cotar nos 8,155 euros, após o entusiasmo inicial no seguimento do levantamento da suspensão da negociação pelo regulador pelas 10h35.

Cerca das 11h00, já tinham sido trocados quase 1,2 milhões de títulos da Greenvolt, mais do dobro da média diária dos últimos três meses, refletindo o enorme interesse dos investidores em torno da empresa de energias renováveis liderada por Manso Neto.

A KKR avança para a OPA através de um fundo no Luxemburgo e depois de ter chegado a um acordo com sete acionistas de referência da Greenvolt para a compra de uma posição de cerca 60%. Com a OPA pretende adquirir o restante capital que ainda não detém. A operação avalia a Greenvolt em 1.155 milhões de euros.

Greenvolt dispara

No anúncio preliminar da oferta, a KKR indica que a contrapartida de 8,30 euros representa um prémio de 95% em relação ao valor da ação no momento do IPO, em 2021, quando entrou para a bolsa a valer 4,25 euros. Em dois anos a Greenvolt praticamente duplicou de valor.

Em relação ao preço médio ponderado na Euronext nos últimos seis meses, os americanos oferecem um prémio de 32,1% aos pequenos acionistas.

Nos primeiros nove meses deste ano, a Greenvolt registou lucros de 5,9 milhões de euros, menos 64,7% que os obtidos em período homólogo.

(Notícia atualizada às 11h22)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Greenvolt dispara 11% após OPA do fundo KKR

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião