Banco polaco do BCP faz provisões de 142 milhões no 4º trimestre
No acumulado do ano, o Bank Millennium fez provisões no valor de 2.794 milhões de zlótis (641,7 milhões de euros).
O banco polaco do BCP, o Bank Millennium, anunciou que o nível de provisões estimado para fazer face a riscos legais relacionados com a conversão de créditos em francos suíços, no quarto trimestre de 2023, situou-se em 620 milhões de zlótis (142,4 milhões de euros).
Este valor junta-se aos 2.174 milhões de zlótis, cerca de 470 milhões de euros, já anunciados em provisões nos primeiros três trimestres do ano, elevando a fatura global para 2.794 milhões de zlótis (641,7 milhões de euros), em 2023.
A instituição controlada pelo banco português antecipa ainda que tenham sido criadas pelo antigo Euro Bank provisões de 82 milhões de zlótis (sem impacto nos resultados) para cobrir eventuais riscos legais relacionados com a conversão destes empréstimos em moeda estrangeira para a moeda local, avança a instituição polaca em comunicado ao regulador do país.
Assumindo a confirmação deste nível de provisões, sem outros eventos inesperados, a administração do Bank Millennium espera fechar o último trimestre de 2023 com um resultado líquido positivo.
A instituição tem agendado para o próximo dia 28 de fevereiro a divulgação das contas de 2023, prevendo anunciar, no dia de 30 de janeiro, os resultados preliminares consolidados não auditados de 2023.
O banco fechou os primeiros nove meses do ano com um resultado líquido de 100,7 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano (461 milhões de zlótis), uma melhoria significativa em comparação com o prejuízo de 276,1 milhões de euros no mesmo período do ano passado, excluindo o efeito cambial
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Banco polaco do BCP faz provisões de 142 milhões no 4º trimestre
{{ noCommentsLabel }}