Calçado exige novo Governo “mais amigo das empresas”. Conheça os 26 gestores à frente da indústria
A sofrer com “escassez de encomendas”, industriais do calçado pedem menos impostos e mais apoios ao Executivo que sair das eleições. Veja os novos órgãos sociais, que acompanham Luís Onofre até 2026.
O líder dos industriais do calçado espera que o próximo Governo, que irá resultar das eleições legislativas de 10 de março, seja “mais amigo das empresas” e que “não penalize tanto” os negócios portugueses com impostos, apontando como prioridade a descida da carga fiscal que incide sobre as empresas.
“Não se pode continuar decididamente a aumentar os impostos e exigir que as empresas criem riqueza, aumentem os salários e as exportações. É igualmente importante que sejam repensados os apoios às empresas em matéria de promoção externa. No plano laboral, num setor altamente sazonal, seria importante simplificar o acesso e melhorar as condições do lay-off”, elenca Luís Onofre.
Em declarações citadas pela associação do setor (APICCAPS), para a qual acaba de ser reeleito presidente numa lista única que obteve 337 votos, segundo dados fornecidos ao ECO, o empresário nortenho desabafa que “a maior preocupação está relacionada com a escassez de encomendas motivada pelo abrandamento” dos mercados externos. Exporta mais de 90% da produção para 173 países.
Até outubro, as vendas ao exterior estavam a descer 7% em valor e 10% em volume, em comparação com igual período do ano passado, que terminou com as exportações a saltarem pela primeira vez a barreira dos 2.000 milhões de euros. No novo plano estratégico do setor, composto por 1.500 empresas e emprega 40 mil pessoas, está inscrito o objetivo de chegar até 2030 aos 3.000 milhões de euros exportados.
Para este ano, a APICCAPS tem previstas 53 iniciativas de promoção externa (acima das 38 realizadas em 2023) nos 18 mercados escolhidos pela “apetência por calçado de alta qualidade, com forte componente de moda e design, e exigentes requisitos técnicos”: Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Colômbia, Coreia do Sul, Dinamarca, Espanha, EUA, França, Hong Kong, Itália, Japão, Marrocos, Nova Zelândia, Países Baixos, Polónia e Reino Unido.
Na associação empresarial fundada em 1975 e sediada no Porto, que representa toda a fileira – indústria de calçado, de componentes para calçado, de artigos de pele e comércio de bens de equipamento –, a acompanhar Luís Onofre no próximo mandato de três anos estará um grupo de 25 outros empresários, com Joaquim Moreira a liderar a Mesa da Assembleia Geral e Domingos Ferreira a assumir a presidência do Conselho Fiscal.
Veja a lista completa dos novos órgãos sociais da APICCAPS
Direção
Presidente: Luís Onofre, Conceição Rosa Pereira
Vice-Presidente: Paulo Martins, Célita
Paulo Ribeiro, Atlanta
Ana Maria Vasconcelos, Vasconcelos & Cª
Secretário: José Azevedo Pinto, Design & More, S.A.
Tesoureiro: Reinaldo Teixeira, Carité
Vogais: Albano Fernandes, AMF, Lda
António Ferreira, A Ferreira & Pereira, Lda
David Braga, Eurodavil
Jorge Fernandes, Savana
José Alberto Silva, Tatuaggi
Mariana Santos, Tecmacal
Orlando Soares, Malas Peixoto Soares
Pedro Coelho, João Batista Pereira Coelho & Filhos
Pedro Pinto, Codenoir
Tiago Henriques, Lusocal
Vitorino Coelho, Vitorino da Silva Coelho
Assembleia-geral
Presidente: Joaquim Moreira, J Moreira, S.A.
1º Secretário: Carlos Alberto Rodrigues dos Santos, Zarco
2º Secretário: Avelino Fonseca, Protac
Suplentes: Guilherme Almeida, Guilherme da Silva Almeida & Filhos, S.A.
Fátima Henriques, Fernando J. Henriques
Conselho Fiscal
Presidente: Domingos Ferreira, Camilo Martins Ferreira & Filhos
Vogais: José Augusto Neto, Netos – Fábrica de Calçado
Filipa Couto, Trofal
Suplentes: Dulce Cardoso, José Fernandes Cardoso
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Calçado exige novo Governo “mais amigo das empresas”. Conheça os 26 gestores à frente da indústria
{{ noCommentsLabel }}