5 coisas que vão marcar o dia

  • Joana Abrantes Gomes
  • 17 Janeiro 2024

No dia em que a CEO da Sonae marca presença em Davos, o Eurostat publica os dados definitivos da inflação na Zona Euro e o IGCP realiza três leilões de Bilhetes do Tesouro.

A 54.ª edição do Fórum Económico Mundial continua a marcar a atualidade, destacando-se a presença da CEO da Sonae que vai a Davos falar de requalificação profissional. Esta quarta-feira, há também dados definitivos da inflação na Zona Euro, um triplo leilão do IGCP, um relatório do Conselho de Finanças Públicas sobre as regiões autónomas e a apresentação da candidatura de André Villas-Boas à presidência do FC Porto.

Inflação na Zona Euro

Esta quarta-feira, o Eurostat revela os dados definitivos do índice de preços no consumidor na Zona Euro referentes ao último mês de 2023. A estimativa rápida do gabinete estatístico europeu apontava para uma aceleração da inflação para 2,9% nos países da moeda única, depois de sete meses consecutivos de alívio. A confirmarem-se as perspetivas do Eurostat, a inflação medida pela variação do índice harmonizado de preços em Portugal terá sido de 1,8%, abaixo da média da área do euro.

IGCP realiza três leilões de BT

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) realiza, pelas 10h30, três leilões de Bilhetes do Tesouro a dois, a seis e a 12 meses, com maturidades em 15 de março de 2024, 19 de julho de 2024 e 17 de janeiro de 2025 e num montante indicativo global entre 1.750 milhões de euros e 2.000 milhões de euros. É a segunda ida ao mercado da agência que gere a dívida pública este ano.

CEO da Sonae em Davos

Depois do governador do Banco de Portugal, é a vez de a CEO da Sonae, Cláudia Azevedo, marcar presença no Fórum Mundial Económico em Davos. Por volta das 12h15 (hora de Lisboa), a executiva vai falar sobre o tema da requalificação profissional a nível europeu, numa sessão intitulada “The Race to Reskill”, devendo abordar o programa nacional PRO_MOV by Reskilling 4 Employment.

Villas-Boas é candidato à presidência do FC Porto

A apresentação da candidatura de André Villas-Boas, de 46 anos, à presidência do Futebol Clube do Porto decorre esta quarta-feira, às 19 horas, na Alfândega do Porto. O antigo treinador, que passou pelo comando técnico dos “dragões” em 2010/2011 e venceu quatro competições – entre as quais a Liga Portuguesa e a Liga Europa –, junta-se ao empresário Nuno Lobo na corrida às eleições dos órgãos sociais do clube para o quadriénio 2024-2028. O atual presidente, Jorge Nuno Pinto da Costa, ainda não revelou se irá concorrer a um 16.º mandato.

Como evolui o orçamento das ilhas?

Ainda esta quarta-feira, o Conselho das Finanças Públicas (CFP) divulga um relatório sobre a evolução orçamental dos arquipélagos da Madeira e dos Açores em 2022. O documento relativo a 2021 apontava que os desenvolvimentos orçamentais das duas regiões autónomas não acompanharam a melhoria da posição orçamental do conjunto das Administrações Públicas (AP). O défice orçamental da Administração Regional, expresso em percentagem do PIB, agravou-se de 0,2% em 2020 para 0,3% em 2021.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião