Vendas de empresa de autoclismos de Aveiro com “ligeiro decréscimo” em 2023

  • Joana Abrantes Gomes
  • 17 Janeiro 2024

Três quartos das vendas da empresa aveirense OLI, que emprega mais de 400 pessoas, provêm das exportações para mais de 85 países.

A OLI, empresa industrial de Aveiro que produz autoclismos, registou um volume de negócios de 73 milhões de euros no ano passado, o que traduz um decréscimo de 3% em relação a 2022.

Esta ligeira quebra nas vendas é explicada pela recessão na maior economia da Zona Euro, a Alemanha, que constitui o seu principal mercado de exportação, e a guerra na Ucrânia, que, além do mercado germânico, influenciou negativamente as vendas na Escandinávia e no leste da Europa, explicou a empresa esta quarta-feira, em comunicado.

No total, as exportações da OLI representaram 75% das suas vendas, tendo os produtos produzidos no complexo industrial em Aveiro sido enviados para mais de 85 países. O norte de África (9%) e o sul da Europa (7%) registaram os maiores crescimentos de vendas.

Para 2024, ano em que celebra o 70.º aniversário, a empresa de autoclismos aspira “retomar o crescimento e atingir a fasquia dos 80 milhões de euros” em vendas, refere no comunicado.

OLI

A OLI reporta também que, no ano passado, investiu um total de 9 milhões de euros em Investigação e Desenvolvimento (I&D), tecnologia e capacidade produtiva, destacando a 10.ª ampliação do seu complexo industrial, que incluiu a “construção de um novo edifício energeticamente autossuficiente”, e a sua estreia na comercialização de louça sanitária cerâmica, com o lançamento de três gamas.

Para 2024, ano em que celebra o 70.º aniversário, a empresa de autoclismos aspira “retomar o crescimento e atingir a fasquia dos 80 milhões de euros” em vendas, mas também projeta investir cerca de sete milhões de euros “em projetos relacionados com a eficiência, a digitalização e a inovação”.

Além disso, a OLI ambiciona “prosseguir com o processo de internacionalização”, adianta o administrador António Ricardo Oliveira, citado no mesmo comunicado. “Continuaremos a dar passos importantes para promover uma maior sustentabilidade ambiental, prevendo o desenvolvimento de produtos mais eficientes e ecológicos, a criação da Análise de Ciclo de Vida do Produto e a Declaração Ambiental do Produto, bem como a reutilização total dos plásticos desperdiçados na produção e a redução de plástico descartável utilizado nas embalagens”, acrescentou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vendas de empresa de autoclismos de Aveiro com “ligeiro decréscimo” em 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião