Recibos verdes, salários e inteligência artificial. Ouça o podcast “Ao trabalho!”

O podcast "Ao trabalho!" leva até si, todas as quintas-feiras, tudo o que precisa saber sobre o que está a fazer mexer o mercado de trabalho nessa semana.

O que está a fazer mexer o mercado de trabalho? Todas as quintas-feiras, o podcastAo trabalho!” conta-lhe tudo o que precisa saber. Esta semana falamos sobre o impacto da inteligência artificial nos empregos em todo o mundo, sobre as vantagens de ter uma experiência internacional durante o ensino superior, mas também sobre a proteção social dos recibos verdes e sobre o aumento das visitas dos inspetores do trabalho.

Ouça o episódio no leitor abaixo ou aqui.

Começamos pela tecnologia. A inteligência artificial vai afetar os empregos, mas não de forma necessariamente negativa. Segundo o Fundo Monetário Internacional, quatro em cada dez empregos de todo o mundo vão ser impactados pela inteligência artificial. E o impacto será mais significativo nas economias avançadas.

Da inteligência artificial para os salários, ter uma experiência internacional durante o ensino superior dá acesso a salários melhores. Esta é uma das conclusões de um inquérito feito pelo Governo a 35 mil diplomados portugueses. Outra é que os diplomados com níveis mais elevados de qualificações superiores são “mais propensos” à mobilidade internacional, após se diplomarem.

Já quanto ao trabalho independente, a OCDE elogiou a “estratégia inovadora” de Portugal. Num relatório divulgado esta semana, a organização sublinha que o reconhecimento de uma subcategoria dos trabalhadores independentes permite proteção social acessível.

Por fim, a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT). De acordo com a inspetora-geral, a ACT quer fazer mais dez mil visitas inspetivas em 2024 do que fez no último ano. O sindicato que representa os inspetores tem, contudo, dúvidas quanto à sustentabilidade dessas metas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Recibos verdes, salários e inteligência artificial. Ouça o podcast “Ao trabalho!”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião