EDP assina contrato de fornecimento de energia com produtor alemão de hidrogénio “verde”

Durante 15 anos, a Kronos Solar da EDP Renováveis fornecerá à Lhyfe energia renovável a partir de um projeto solar que deverá estar ligado à rede em 2025.

A EDP Renováveis assegurou o seu primeiro contrato de aquisição de energia (PPA, ou power purchase agreement ) na Alemanha. Trata-se de um acordo de 15 anos com a Lhyfe, um produtor e fornecedor europeu de hidrogénio verde e renovável.

De acordo com o comunicado divulgado esta quarta-feira pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), este PPA, que será promovido pela Kronos Solar — empresa alemã de desenvolvimento de energia solar, comprada pela EDP em 2022 — terá como propósito fornecer energia renovável aos futuros projetos de produção de hidrogénio verde da Lhyfe na região, que serão utilizados para mobilidade e processos industriais.

Segundo a nota enviada aos mercados, este PPA é também o primeiro contrato assinado com uma empresa de hidrogénio e a primeira materialização do acordo industrial entre as duas empresas, que tem por base uma parceira com a qual a energética portuguesa comprometeu-se em “criar valor e alavancar técnicas complementares e sinergias na promoção de projetos de hidrogénio renovável”.

Assim, e durante 15 anos, a Kronos Solar fornecerá à Lhyfe energia renovável a partir de um projeto solar com uma capacidade de 55 MWp (39 MWac), que deverá estar ligado à rede em 2025. Localizada em Meuselwitz, no nordeste da Alemanha, esta central solar fotovoltaica produzirá 58 GWh de energia limpa por ano, o suficiente para alimentar o equivalente a 18.000 habitações na região, detalha o comunicado da EDP.

A Lhyfe está a construir duas unidades de produção de hidrogénio, em Baden-Württemberg e na Baixa Saxónia, que representam uma capacidade de produção total máxima de oito toneladas por dia de hidrogénio verde e renovável. “Este hidrogénio será fornecido localmente para utilizações relacionadas com a mobilidade e os processos industriais”, acrescenta a energética liderada por Miguel Stilwell d’Andrade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP assina contrato de fornecimento de energia com produtor alemão de hidrogénio “verde”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião