Ranking seguros 2023: Fidelidade mantém liderança, Tranquilidade ganha mercado
A quebra na venda de seguros do ramo Vida provocou mexidas nas posições dos 37 grupos seguradores que operam em Portugal através de 61 companhias. Veja o ranking completo.
Os três principais grupos seguradores mantiveram as suas posições relativas no ranking 2023 dos maiores de Portugal, num ano de decrescimento quase generalizado do negócio das seguradoras vida e de um crescimento das seguradoras de ramos Não Vida ou gerais.
No top 3 do ranking segurador em Portugal no ano passado, a Tranquilidade/Generali aumentou para 11,5% a sua quota de mercado português mantendo 3º lugar, enquanto a Fidelidade manteve a liderança de mercado com 29,6% de quota, acompanhando o mercado numa quebra total de -2% de produção. A Ageas Seguros, que cresceu 13% o valor dos prémios vendidos, não conseguiu evitar uma baixa para 15,2% de quota geral do Grupo Ageas Portugal, dada a quebra de 21,5% na Ocidental Vida.
Os primeiros números do mercado completo de 2023, foram já divulgados, mas com o aviso de serem provisórios, pela ASF, entidade supervisora do setor. Todo o mercado sofreu uma quebra de 2% em 2023, resultado de uma descida das vendas do ramo Vida, não compensado totalmente pelo crescimento de produção dos ramos Não Vida, que foi de 11%, impulsionado essencialmente pelos seguros de saúde, mas também pelos seguros obrigatórios Acidentes de Trabalho e Automóvel e pelos seguros multirriscos habitação.
Apesar da quebra dos ramos Vida o grupo Santander Totta conseguiu crescer 27%, subindo dois lugares no ranking, enquanto a GamaLife subiu três lugares ao faturar mais 45% em prémios. A Allianz atingiu a 4ª posição na lista enquanto a Zurich se manteve na 6ª posição. A Lusitania manteve a 8ª posição, após crescer 2% este ano.
Em relação a subidas de ranking, destaque ainda para a Asisa que subiu 4 lugares e a Caravela que está agora em 14º lugar no ranking, embora apenas opere em ramos Não Vida em que subiu 19% atingindo os 150 milhões de euros em prémios. Subida relevante igualmente para a Real Vida que trepa 2 lugares no ranking crescendo prémios em 29% para 187 milhões de euros embora opere essencialmente no ramo Vida.
Planicare, Mapfre e a seguradora de crédito Coface também subiram lugares no ranking, enquanto no lado das descidas se destacaram a quebra da AXA e da UNA (-4 posições), Bankinter e VidaCaixa/BPI Vida e Pensões (-3) a CESCE (-2) e baixando uma posição o grupo CA, Liberty, Hiscox e Mútua dos Pescadores.
O ranking por grupos ou seguradoras independentes, agrupa o volume de prémios obtido 61 companhias que estiveram no mercado em 2023, agregados por ECOseguros em 37 grupos. São descriminadas as seguradoras que fazem parte de cada grupo e a sua posição no ranking geral das 61 seguradoras listadas pela ASF.
Veja aqui o ranking:
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ranking seguros 2023: Fidelidade mantém liderança, Tranquilidade ganha mercado
{{ noCommentsLabel }}