Auchan notifica Concorrência da compra do Minipreço
Auchan Portugal e Dia Portugal Supermercados avançam com notificação prévia de concentração à Autoridade da Concorrência para que o regulador se pronuncie sobre o negócio.
A Autoridade da Concorrência (AdC) recebeu a 17 de janeiro “uma notificação prévia de uma operação de concentração de empresas” que consiste na aquisição pela Auchan Portugal da totalidade do capital social da Dia Portugal Supermercados, que explora 185 lojas “Minipreço” e “Mais Perto” em todo o continente português e quatro centros logísticos.
“A operação de concentração consiste na aquisição pela Auchan Portugal, S.A. (“Auchan”) do controlo exclusivo sobre a Dia Portugal Supermercados S.A. (“DIA”) através da aquisição de 100% do capital social desta”, lê-se num aviso divulgado esta quinta-feira na imprensa.
Há cinco meses, em agosto do ano passado, foi anunciado que a Auchan queria comprar a totalidade da operação em Portugal do Grupo Dia por 155 milhões de euros. Na altura, era referido que o negócio ainda estava sujeito à aprovação por parte da AdC.
Segundo o anúncio publicado esta quinta-feira pelo regulador, a Auchan Portugal é a subsidiária portuguesa do grupo multinacional francês “principalmente ativo na distribuição retalhista de produtos alimentares e outros bens de consumo diário”. Já a Dia Portugal Supermercados, sedeada em Portugal, é “controlada exclusivamente” pelo grupo Dia, com sede em Espanha, e que explora os referidos supermercados “em conjunto com a Dia Portugal II, S.A.”
Esta quarta-feira, o Grupo Dia anunciou que as vendas brutas em Portugal no ano passado subiram 3,6%, para 826 milhões de euros, dos quais 202 milhões no último trimestre, uma queda homóloga de 1,4%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Auchan notifica Concorrência da compra do Minipreço
{{ noCommentsLabel }}