Governo apoia com 28,9 milhões setores afetados pela seca

A maior fatia do apoio -- mais de metade -- recaiu sobre o setor dos bovinos de carne. 

O Ministério da Agricultura comunicou que já procedeu aos pagamentos do Apoio Financeiro à Seca, destinado às explorações em território continental. A maior fatia do apoio — mais de metade — recaiu sobre o setor dos bovinos de carne.

Estes apoios são concedidos através do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), e atingem um montante próximo de 28,9 milhões de euros, indica a tutela num comunicado enviado às redações.

O total distribui-se por setores que vão desde a exploração de bovinos ao cultivo de cereais, como pode consultar na lista abaixo:

  • Bovinos de carne – 16,4 milhões de euros
  • Ovinos ou caprinos – 9,4 milhões de euros
  • Suínos de raças autóctones – 0,3 milhões de euros
  • Apicultura – 1,3 milhões de euros
  • Cereais praganosos de outono/inverno de sequeiro – 1,5 milhões de euros

As explorações nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores também já receberam um apoio do mesmo âmbito. No entanto, no caso destes territórios, foram entregues montantes de cerca de 0,5 e 2,3 milhões de euros, respetivamente.

Portugal foi um dos Estados-membros que defendeu a mobilização da Reserva Agrícola para compensar o setor pelos efeitos da seca, tendo sido reforçado em dobro o montante disponibilizado com recurso ao Orçamento do Estado, realça o Ministério.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo apoia com 28,9 milhões setores afetados pela seca

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião